Home Loja Verde English Login Site Login Socio Newsletter Redes Sociais Compras Logout Site Login Socio Newsletter Redes Sociais Compras Login Site Logout Socio Newsletter Redes Sociais Compras Logout Site Logout Socio Newsletter Redes Sociais Compras
HomeAcademiaCasos de Sucesso

 

Luís Carlos Almeida da Cunha (no mundo do futebol conhecido por Nani) nasceu a 17 de Novembro de 1986, na Cidade da Praia (Cabo Verde), mas a sua família emigrou para Portugal quando ele era ainda muito novo.

Cresceu na Amadora, distrito de Lisboa, e começou a jogar futebol no Real Sport Clube, em Massamá. Devido às suas fantásticas qualidades técnicas, rapidamente deu nas vistas transferindo-se para o Sporting Clube de Portugal. Após duas épocas na formação leonina (conquistou o título nacional de juniores, em 2004-2005), foi promovido à equipa principal no arranque da época 2005-2006, pela mão de José Peseiro.

Decorria o dia 10 de Agosto de 2005, quando Nani se estreou na equipa principal dos leões, em pleno Estádio José Alvalade, diante dos italianos da Udinese, em jogo a contar para a 3ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Sporting perdeu 0-1, mas Nani realizou o seu sonho ao entrar aos 72 minutos para o lugar de Custódio. No Campeonato Nacional, a estreia oficial foi no Estádio dos Barreiros, no Funchal a 28 de Agosto em jogo da 2ª jornada: os leões ganharam por 1-2.

Veloz, flexível, imprevisível, este fantástico extremo tem o instinto do futebol principalmente quando descai para qualquer uma das alas ou opta pelas diagonais em slalom. Jogador de enorme fantasia, tornou-se rapidamente numa das grandes figuras do futebol leonino: nas duas épocas na equipa principal, realizou 76 jogos oficiais, marcou 11 golos e foi decisivo para a conquista da Taça de Portugal diante do Belenenses, em 2007 (o seu último jogo com a camisola verde-e-branca).

A 6 de Junho, o Manchester United pagou 25.5 milhões de euros pelo seu passe, a maior venda da história do Sporting Clube de Portugal. Logo na primeira época em Old Trafford, foi campeão de Inglaterra e venceu a Liga dos Campeões, mas na época seguinte não foi tantas vezes utilizado. No entanto, com a saída de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, Alex Ferguson deu-lhe uma nova oportunidade, ganhando então a titularidade dos ‘red devils’ e garantindo a renovação do seu contrato para se tornar num dos jogadores mais importantes do plantel.

Nani realizou a sua estreia na Selecção Nacional A, no dia 1 de Setembro de 2006 com apenas 19 anos. Em Copenhaga, num jogo particular frente à Dinamarca, apontou mesmo um golo na vitória lusitana por 2-4. Em 2008, fez parte do grupo seleccionado para a fase final do Campeonato da Europa. Para o Mundial 2010, disputado na África do Sul, Nani era uma das principais apostas de Portugal, mas acabou por se lesionar no ombro poucas semanas antes desta importante competição.

Nani tem uma enorme paixão pela capoeira (que chegou a praticar), facto que explica os seus saltos mortais, aquando da comemoração dos golos.

Curriculum:

 Nome: Luís Carlos Almeida da Cunha
 Local de Nascimento: Cidade da Praia (Cabo Verde)
 Data de Nascimento: 17 de Novembro de 1986
 Início de Carreira no Sporting (equipa principal): 2005
 Internacionalizações: Ainda no activo
 Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
    1 Taça de Portugal



RSS Política Privacidade Termos e Condições Contactos Investidores Recomendar Site Ajuda