Home Academia Loja Inglês Login Site Login Socio Newsletter Redes Sociais Compras Logout Site Login Socio Newsletter Redes Sociais Compras Login Site Logout Socio Newsletter Redes Sociais Compras Logout Site Logout Socio Newsletter Redes Sociais Compras
HomeModalidadesAndebol

 

Pequena história

O Andebol pratica-se no Sporting há cerca de 70 anos. Foi em 15 de Maio de 1932 que uma equipa sportinguista realizou o seu primeiro jogo na modalidade, então na variante de onze, a única que se praticava.

O Andebol de Onze entrou em declínio durante os anos sessenta, altura em que a variante de sete se implantava com grande energia, mas durante mais de 15 anos os atletas "leoninos" desdobraram-se, em cada temporada, nas competições de onze e de sete.

As competições de onze realizavam-se em campos de futebol e a modalidade começou por ter maior implantação no Norte do País. Só em 1961, quando já tinha anteriormente conquistado dois títulos nacionais de sete, o Andebol de Onze do Sporting atingiu o título máximo. Nesse mesmo ano o Clube conquistou os ceptros nacionais das duas variantes, o que se repetiu em 1966.

O Sporting arrancou com Andebol de Sete em 1950 e desde logo a modalidade criou raízes profundas no Clube. A conquista do Campeonato Nacional logo dois anos depois alicerçou essa tendência e ajudou a criar uma relação profunda entre a modalidade e a massa associativa do Sporting, que ainda hoje se mantém. De notar que os sócios do Sporting votaram claramente o Andebol num referendo interno sobre modalidades realizado em meados da década de noventa.

Nas décadas de sessenta e setenta - e mesmo na de oitenta - o Sporting marcou significativa predominância nas competições nacionais. Destaca-se o período de 1966 a 1973, no qual o Sporting ganhou sete Campeonatos Nacionais em oito, cinco dos quais consecutivos, uma proeza ainda por igualar. No Sporting, entre as modalidades de alto rendimento, só o Futebol e o Atletismo conseguiram feitos do nível dos atingidos pelo Andebol.

O Sporting, pelo seu palmarés, é a maior potência do Andebol português.

Sporting nas Taças Europeias

O Andebol do Sporting estreou-se nas Taças Europeias de clubes em 1966/67, competindo na Taça dos Campeões Europeus.

O primeiro adversário foi o US Ivry de França. A equipa sportinguista perdeu os dois jogos (19-22 e 8-25) em tempos em que o Andebol português estava ainda longe do contacto e da experiência internacional que tem hoje. Do período heróico dos primeiros tempos das competições europeias avulta o sensacional empate que a equipa do Sporting impôs em Lisboa ao temível Gummersbach, da Alemanha Federal, então campeão da Europa em título.

O Sporting foi o primeiro clube português a disputar a Taça dos Vencedores de Taças, na época de 1975/76. Defrontou o FC Copenhaga (Dinamarca), perdendo os dois jogos: 14-25 e 21-22).

RSS Política Privacidade Termos e Condições Contactos Investidores Recomendar Site Ajuda