Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

Pequena história

O Andebol pratica-se no Sporting há cerca de 70 anos. Foi em 15 de Maio de 1932 que uma equipa sportinguista realizou o seu primeiro jogo na modalidade, então na variante de onze, a única que se praticava.

O Andebol de Onze entrou em declínio durante os anos sessenta, altura em que a variante de sete se implantava com grande energia, mas durante mais de 15 anos os atletas "leoninos" desdobraram-se, em cada temporada, nas competições de onze e de sete.

As competições de onze realizavam-se em campos de futebol e a modalidade começou por ter maior implantação no Norte do País. Só em 1961, quando já tinha anteriormente conquistado dois títulos nacionais de sete, o Andebol de Onze do Sporting atingiu o título máximo. Nesse mesmo ano o Clube conquistou os ceptros nacionais das duas variantes, o que se repetiu em 1966.

O Sporting arrancou com Andebol de Sete em 1950 e desde logo a modalidade criou raízes profundas no Clube. A conquista do Campeonato Nacional logo dois anos depois alicerçou essa tendência e ajudou a criar uma relação profunda entre a modalidade e a massa associativa do Sporting, que ainda hoje se mantém. De notar que os sócios do Sporting votaram claramente o Andebol num referendo interno sobre modalidades realizado em meados da década de noventa.

Nas décadas de sessenta e setenta - e mesmo na de oitenta - o Sporting marcou significativa predominância nas competições nacionais. Destaca-se o período de 1966 a 1973, no qual o Sporting ganhou sete Campeonatos Nacionais em oito, cinco dos quais consecutivos, uma proeza ainda por igualar. No Sporting, entre as modalidades de alto rendimento, só o Futebol e o Atletismo conseguiram feitos do nível dos atingidos pelo Andebol.

O Sporting, pelo seu palmarés, é a maior potência do Andebol português.

Sporting nas Taças Europeias

O Andebol do Sporting estreou-se nas Taças Europeias de clubes em 1966/67, competindo na Taça dos Campeões Europeus.

O primeiro adversário foi o US Ivry de França. A equipa sportinguista perdeu os dois jogos (19-22 e 8-25) em tempos em que o Andebol português estava ainda longe do contacto e da experiência internacional que tem hoje. Do período heróico dos primeiros tempos das competições europeias avulta o sensacional empate que a equipa do Sporting impôs em Lisboa ao temível Gummersbach, da Alemanha Federal, então campeão da Europa em título.

O Sporting foi o primeiro clube português a disputar a Taça dos Vencedores de Taças, na época de 1975/76. Defrontou o FC Copenhaga (Dinamarca), perdendo os dois jogos: 14-25 e 21-22).