Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Modalidades

Corfebol

Está aqui

Corfebol

A Secção de Corfebol do Sporting Clube de Portugal foi criada em 2008, após a aprovação de um projecto elaborado por Isabel Teixeira com a colaboração da Federação Portuguesa de Corfebol, no sentido de procurar promover a modalidade beneficiando do nome, prestígio e imagem de um grande clube português. O Corfebol existe em Portugal desde 1985 e, apesar de muitos bons resultados a nível internacional, tem tido dificuldades em desenvolver-se em Portugal.

E mais uma vez o Sporting Clube de Portugal mostra porque é considerado desportivamente o maior clube Português e Europeu! É um clube eclético e inovador que abre as portas a uma modalidade única, colectiva mista.

Isabel Teixeira é Professora de Educação Física, na Escola Secundária Pedro Alexandrino, e praticante da modalidade há 20 anos. Saturada de praticar uma modalidade desconhecida para a maioria meteu “mãos à obra” e está determinada a promover/divulgar e dinamizar o Corfebol em Portugal.

O Corfebol é a única modalidade no mundo em que as raparigas e rapazes jogam em igualdade de circunstâncias e desempenham as mesmas funções. É desta forma o jogo colectivo que mais reflecte a sociedade actual, mista, nas escolas, no trabalho e no dia-a-dia. É também um jogo de Cooperação, pois pelas suas regras um jogador não consegue jogar sozinho. É verdadeiramente um jogo de equipa!

A Secção de Corfebol do Sporting Clube de Portugal é constituída por 2 equipas seniores. Para além da vertente de competição este projecto contempla na área da formação as “Escolas de Corfebol” destinadas a crianças e jovens dos 10 aos 18 anos de ambos os sexos (alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário), divididos em 3 escalões - Sub-13/Sub-16/Sub-19.

O que é Corfebol?

Origem e evolução
Jogo Holandês, desde 1902. Surgiu pela necessidade de criar um jogo que permitisse que raparigas e rapazes jogassem juntos. Na Holanda há 100 mil praticantes. Em Portugal surgiu em 1985. Portugal já conquistou um 3º lugar num Campeonato de Mundo, em 1995, na Índia e um 3º lugar num Campeonato da Europa, em 1998, em Portugal. Neste momento o Corfebol pratica-se em 54 países, nos 5 continentes.

Desporto Colectivo Misto
Equipas de 8 jogadores, 4 raparigas e 4 rapazes. A defesa é individual, e rapaz só defende rapaz e rapariga só defende rapariga. O contacto físico é controlado.

Objectivo
Introduzir a bola de cima para baixo, no cesto do adversário colocado a 3,5 metros de altura.

Superfície de jogo
Dimensões de 40x20m, dividido ao meio pela linha central. Metade da equipa defende num meio-campo e a outra metade ataca no outro meio-campo. Sempre que se marca 2 cestos os jogadores mudam de meio-campo e de funções.

Promove a Cooperação e Igualdade
Joga-se com as mãos. É um jogo de passes e lançamentos: a progressão em posse de bola não é permitida. Raparigas e rapazes jogam em igualdade de circunstâncias.

Ambiente Social Único
Começou por ser praticado em relvados no exterior, actualmente é praticado em várias superfícies: pavilhão, piso sintético, na praia – por adultos, crianças, famílias e casais, em alta competição ou por recreação. Sendo um desporto de equipa misto, o Corfebol proporciona um ambiente social único, dentro e fora de campo!