Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

O Pólo Aquático no Sporting

O Sporting Clube de Portugal foi o primeiro clube a vencer o Campeonato Nacional de Pólo aquático em 1922, feito que veio a repetir por quatro vezes, sempre na década de vinte do século passado. Dessas equipas fez parte um atleta que viria a ser por duas ocasiões e durante 11 anos, presidente do clube, o Comandante Joaquim Oliveira Duarte.

Após um interregno de mais de 70 anos, em que esta exigente modalidade esteve arredada da prática sportinguista, em 2002/2003 ressurgiu uma equipa senior formada por jogadores maioritariamente provenientes das Escolas de Pólo do Estádio Universitário de Lisboa. Em simultâneo foi criada a escola de pólo aquático do Sporting, ainda na piscina do antigo estádio José de Alvalade, dando saída desportiva aos jovens que não integravam as equipas de competição de natação e mostravam maior apetência para as modalidades colectivas.

Durante duas épocas a equipa senior foi competindo em torneios particulares ganhado rodagem para se lançar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, o que veio a acontecer na época de 2005/2006. Desde então, tem vindo a consolidar a sua evolução como equipa, ao mesmo tempo que já vai integrando jovens jogadores oriundos da formação, num projecto inovador e sustentado no tronco comum de aprendizagem que é a escola de natação.

É uma modalidade Olímpica, extremamente exigente do ponto de vista físico, que proporciona momentos espectaculares. Não é muito divulgada em Portugal, tendo nos últimos anos o domínio pertencido ao norte do país, mas é muito popular em países como Espanha, Itália, Grécia, Turquia e nos novos países da União Europeia, onde existem ligas profissionais, sendo na Hungria o Desporto-Rei.

No Sporting o futuro é risonho, com um número de praticantes considerável, uma dinâmica competitiva de sucesso e uma vontade e paixão indomáveis pela modalidade, por parte de atletas e técnicos Espera-se que em breve, possa ser uma referência no panorama nacional.