Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

Taekwon do

O que é o Taekwon do?
Arte Marcial de Defesa Pessoal de origem Coreana, com vertente desportiva Olímpica.

Traduzindo literalmente a palavra "Tae Kwon Do" esta significa:
TAE, significa saltar, voar ou esmagar com o pé.
KWON, indica bater ou destruir com a mão ou com o punho. 
DO, é a arte em si, é o caminho ou o método.

Quando tomada colectivamente a palavra “Taekwondo” indica a técnica de combate sem armas, para defesa pessoal. Indica também um modo de vida e de disciplina auto-imposta, bem como uma moral sã e um ideal nobre.

Taekwondo é mais do que uma arte de acção, é uma expressão física da vontade humana pela sobrevivência, é uma actividade para colmatar os desejos espirituais do homem.

Tudo isto, fortalecido por elementos positivos e com uma entrega total, pode levar o homem ao estado da superação do EGO e atingir uma perfeição que dá ao desporto uma dimensão filosófica.

Porque treinamos de Dobok?
O Dobok é o uniforme oficial do Taekwondo. Assim como qualquer farda militar, o Dobok, significa o equipamento com o qual o estudante de Taekwondo desenvolve o corpo o espírito e a mente. Deste modo, este deverá estar sempre limpo e cuidado. A parte superior do uniforme, representa na filosofia Coreana o Céu e as calças a terra.

Qual o significado dos cintos?
O cinto representa o aluno. A cor dos cintos significa o conhecimento adquirido pelo estudante. O aluno começa com o cinto branco, a cor que simboliza o brilho, o princípio, a última fonte que dará início ao começo. (casaco, calças e cinto, no seu todo representa o Universo.)

As categorias:

Monitor (Pan Já Nim), são todos os praticantes com o grau de cinto vermelho (2º Kup) e os de cinto vermelho ponta preta (1º Kup)
Instrutor (Kyo Sa Nim), são todos os praticantes com cinto preto (1º Dan, 2º Dan e 3º Dan)
Mestre (Sam Bo Nim), são todos os professores com cinto preto (4º Dan, 5º Dan e 6º Dan)
Grão Mestre (Kwan Já Nim), são todos os mestres com os graus de (7º Dan, 8º Dan, 9º Dan)

O 10º Dan é uma graduação que simboliza o conhecimento supremo de toda a Arte do Taekwondo e é atribuída como forma de condecoração, significa também a chegada ao fim da longa caminhada que é o Taekwondo, o regresso ao céu. A aquisição deste grau só é possível após os 60 Anos de idade.