Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

Introdução

Modalidade olímpica desde a primeira edição dos jogos da Era Moderna é um factor de desenvolvimento das qualidades essenciais da formação dos jovens, como o sentido de equilíbrio, a concentração e a autodisciplina. O equilíbrio corporal, emocional, a destreza, a coordenação motora, a coragem e a harmonia entre corpo e espírito são os benefícios directos à saúde dos atiradores. Quem procura aperfeiçoar as suas habilidades, o crescimento interior ou até ansiar por títulos de Campeão irá aprender a cuidar da sua saúde física e mental, a ter disciplina, a desenvolver a própria inteligência, a coragem diante dos obstáculos, a garra, a humildade diante da vitória, a capacidade de superação, o companheirismo e o espírito de equipa, a ter respeito por si próprio e pelos outros e a ser leal.

Esta modalidade pode ser praticada por todas as idades e ambos os sexos e em qualquer etapa da vida, havendo competições separadas para Homens, Juniores e Veteranos que podem experimentar o prazer de representar o clube do coração. Aos muito jovens ensinam-se as regras de segurança e deixamos que experimentem, sob orientação e sem pressões, o Tiro ao Alvo. Aos de idade mais avançada, diz-se para que cuidem da saúde e poderão atirar por muitos e muitos anos.

Por último, esta modalidade não é um desporto violento nem perigoso apesar do facto de se lidarem com armas. E as armas são utilizadas nesta modalidade para fins puramente desportivos. À sua prática está sempre associada a segurança e o risco de acidentes é praticamente anulado pela constante vigilância dos seus praticantes aos actos praticados por todos no bom tratamento do equipamento, procedimentos de treino e competição.