Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Pavilhão João Rocha: promessa cumprida

Por Jornal Sporting
21 Jun, 2017

Mais uma data histórica na vida do Sporting Clube de Portugal: inauguração da casa das modalidades, a mais moderna arena desportiva do país

Caros Sócios e adeptos, mais uma data histórica vivida no Clube. A 21 de Junho de 2017, precisamente 15 anos depois de aberta a Academia Sporting e 13 depois de demolida a mítica Nave de Alvalade, é inaugurado o Pavilhão João Rocha, a nova casa das modalidades leoninas, completando assim a Cidade Sporting.

Numa cerimónia que começou perto das 17 horas, com a inauguração da rotunda Visconde de Alvalade (entre o pavilhão e o estádio), onde passou a ser a local definitivo da estátua do Leão, cuja base, para além de conter os pilares do Clube "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória", tem também a conhecida frase do fundador e uma outra, da autoria de Bruno de Carvalho: "O talento é necessário, mas só com muito trabalho diário, superação constante, vontade, atitude e compromisso com os objectivos do Clube é que se formam campeões".

O momento foi presenciado por centenas de Sportinguistas que não quiseram perder um único instante do que todos sabiam ser o dia que ficará gravado na história e contou, igualmente, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que, já dentro do pavilhão, falou à família leonina. "Não há que ter medo das palavras. Vivemos um momento histórico para esta grande Instituição, logo, para a nossa cidade”, destacou, antes de lançar recordações em que os protagonistas são todos leões. “Tenho memória daquela que foi a melhor equipa de sempre de hóquei em patins: Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho, Chana e Livramento. Formação base da Selecção Nacional. O imaginário dos adeptos leoninos está recheado de inúmeras figuras importantes das modalidades. Um grande Sporting é imprescindível ao desporto português".

Quem também não faltou à cerimónia oficial de inauguração do Pavilhão João Rocha foi Margarida Rocha, filho do antigo Presidente leonino. "Onde quer que esteja, o meu pai volta a ver o ecletismo do Clube reforçado para os desafios que lhe espera".

O Presidente Bruno de Carvalho foi, ele próprio, o apresentador do evento. Chamou os vários protagonistas ao palco, entre eles o arquitecto do projecto, o alemão Andreas Moerschel, e até começou por chamar ao palco Pedro Portela, ponta direita da equipa de andebol, para, em conjunto, repetir o cântico que se tornou viral logo após a conquista do título nacional da modalidade em Odivelas.

No seu discurso, citou Fernando Pessoa: "'Deus quer, o homem sonha, a obra nasce'. É assim que começa o poema Mar Português. Nesta obra-prima da literatura portuguesa, o poeta, um dos maiores de sempre, propõe-se a analisar o sacrifício de todos os portugueses durante a era dos Descobrimentos. Tudo o que o nosso Povo fez para conquistar o Mar. Para que tivéssemos um dos maiores impérios de todos os tempos. Normalmente é assim: Quando queremos muito algo, sabemos que é preciso sacrifício".

Sacrifício que o líder leonino retribuiu aos Sportinguistas em forma de recompensa. O tão desejado Pavilhão João Rocha.