Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Crescer preservando a identidade

Por Jornal Sporting
21 Abr, 2016

A estratégia comercial do Atlético de Madrid, explicada por Guillermo Moraleda

O último orador do painel ‘Novas (e convencionais) fontes de receita para os clubes’ do II Congresso ‘The Future of Football’ foi Guillermo Moraleda, director comercial do Atlético de Madrid, que abordou a estratégia comercial do emblema espanhol. O objectivo primordial, e a visão partilhada por todo o clube, é torná-lo numa melhor equipa de futebol dentro e fora das quatro linhas, por forma a ter uma estratégia sustentável a longo prazo. O director enfatizou o facto de o Atlético ser o quarto clube do ranking da UEFA – atrás de Real Madrid, Barcelona e Bayern Munique – mas ter receitas muito aquém dos três líderes, o que dificulta que lhes faça frente.

O crescimento comercial do clube, explica Guillermo Moraleda, tem de assentar e preservar a identidade do clube, nomeadamente a premissa básica de que no Atlético “somos um grupo, não um conjunto de estrelas”, disse. “Queremos ser conhecidos pela nossa união e ser um grupo em que ninguém está acima de ninguém”, acrescentou. Assim, o primeiro eixo da estratégia comercial é o desenvolvimento do talento da academia do clube para extrair o máximo de proveitos da formação. “As estrelas do futuro vão olhar para o Atlético de Madrid como uma plataforma para se lançarem”, explicou o director, que deu o exemplo de alguns jogadores da formação dos ‘colchoneros’, como Fernando Torres, Sergio Aguero ou Diego Costa.

Outro eixo da estratégia, que deriva dos valores do clube, é o trabalho de equipa. Como tal, o clube procura os melhores parceiros do mercado para estabelecer parcerias. “Criámos uma parceria com um dos homens mais ricos da China, que tem 20% de participação no clube e que nos permite entrar no mercado chinês”, explica o orador, que acrescenta que o emblema espanhol dá formação a jovens chineses, com proveitos evidentes: “17 dos 24 internacionais Sub-17 da China são da Academia do Atlético de Madrid na China”. Guillermo Moraleda referiu-se ainda ao caso do Atlético de Kolkata, filial do clube madrileno, que permite tirar partido de um mercado em expansão, com 1,2 mil milhões de habitantes. “Estamos a aportar a nossa experiência para fomentar o futebol na Índia e já estamos a extrair alguns resultados”, explica o director comercial, que dá conta de que os resultados da filial na Super League indiana têm sido positivos: venceram a Liga no primeiro ano e chegaram aos ‘quartos’ no segundo.

Toda esta estratégia, sustenta o orador, tem trazido sucesso desportivo ao clube. “Estamos a viver um momento extraordinário na nossa história”, sublinhou o último interveniente do painel. “Conquistar títulos dá visibilidade e isso é fundamental para gerar receitas com publicidade, direitos televisivos, financiamento e por aí afora”, explicou, retomando a intervenção da oradora anterior, Ebru Koksal, para confirmar que na próxima época os direitos televisivos da La Liga serão negociados, pela primeira vez, de forma centralizada, o que permitirá aos ‘colchoneros’ encaixar mais 30 milhões de euros. Também no mundo digital é visível a estratégia do clube, que visa aproveitar o potencial de interacção com os adeptos. “Temos cinco milhões de seguidores em Espanha e outros países em que este número é significativo. Temos uma estratégia digital muito agressiva”, elucida o orador, que explica que o emblema ‘rojiblanco’ começou “do zero” neste campo há cinco anos e que hoje “é um dos clubes que mais aumentou o número de fãs no mundo digital”.

A International Summer Tour, ou seja, a digressão de pré-época do clube é outro dos eixos da estratégia de expansão comercial, levando o clube pelo Mundo e promovendo a sua imagem. As vendas internacionais são outro dos sustentáculos da estratégia ‘colchonera’ e neste campo, explica Guillermo Moraleda, o Atlético tem uma “visão moderna” para tirar o máximo de proveito deste mercado”, através de uma equipa de 14 pessoas que se dedica, exclusivamente, à abordagem internacional, procurando celebrar acordos e parcerias. “Identificamos oportunidades, enviamos propostas e estamos em contacto com vários ‘players’”, explicou. O objectivo é aquele que dá título ao texto: crescer preservando a identidade do clube.