Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Jackson Martinez foi só o primeiro: a Ásia está a chegar

Por Jornal Sporting
21 Abr, 2016

Julian Kam, da ProEvents, apresentou o futebol asiático e deixou claro: “Estamos no início”

Julian Kam, o orador representativo do continente asiático no painel ‘Mercados Emergentes’, leva mais de 32 anos de experiência na indústria do ‘marketing’ desportivo mas ainda assim afirmou declaradamente que o futebol na Ásia só agora começará em larga escala.

A China, país mais populoso do mundo que conta com mais de um bilião de habitantes, anunciou recentemente, através do seu presidente, que deseja a curto-prazo vir a organizar um Campeonato do Mundo de futebol e fazer da modalidade uma das mais praticadas no país. “Lá, o que o líder diz faz-se”, sublinhou Julian Kam na sua palestra. Para confirmar isso mesmo, a República Popular da China já anunciou a criação da modalidade de futebol nas escolas e a construcção e investimento em academias, recursos humanos que transmitam o ‘know-how’ necessário e sobretudo jogadores para dar ao futebol chinês a projecção e a possibilidade de crescimento ambicionado pelo presidente Xi Jinping.

No mercado de janeiro viu-se o primeiro grande ataque ao mercado europeu por parte das equipas chinesas, levando entre outros Jackson Martinez, Ramires, Gervinho ou Luiz Adriano, e gastando no total cerca de 300 milhões de euros. A perspectiva é que o futuro não venha a ser muito diferente, até porque nos estádios, explicou Julian Kam, o entusiasmo também é crescente: na época que vai começando, os estádios contam com uma média de 25 mil adeptos presentes nas bancadas, números bem superiores aos que se vêem por Portugal, por exemplo.

Por cá, a segunda liga acordou recentemente o patrocínio com a empresa chinesa Ledman, em que se prevê um intercâmbio de jogadores e treinadores, com vários chineses a integrar as equipas portuguesas e com a partilha de ‘know-how’ a ser paradigmática em relação à vontade dos asiáticos na área do futebol.