Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Os 'followers' são o título da temporada

Por Jornal Sporting
21 Abr, 2016

É assim que pensa Roger Navarro, director das plataformas digitais do FC Barcelona

E foi com a rapidez de um 'clique' que se chegou ao último assunto do terceiro dia de actividades do II Congresso Internacional ‘The Future of Football’. Para cancelar a janela interactiva, não se poderia escolher alguém melhor do que Roger Navarro, que está habituado a gerir mais de 300 milhões de fãs do Barcelona existentes em todas as partes do mundo. As redes sociais atingiram um relevo monstruoso na sociedade moderna, ao ponto de já existirem especialistas preparados para estudar o fenómeno, assim como as possibilidades de o aproveitar em benefício das organizações. Neste caso, falamos de clubes. O director das plataformas digitais do FC Barcelona destacou os principais processos que conseguem aproximar o clube dos adeptos.

“Temos mais de 300 milhões de ‘followers’, é óbvio que não nos podemos aproximar da mesma forma de todos eles. Se em Espanha, cada fã tem as suas especificidades, imaginem o que é interagir com fãs de culturais tão diferentes da nossa – a estratégia tem de ser diferente, mas o rendimento também será. O mais importante é saber onde eles vivem no mundo da internet para atingirmos o nosso objectivo: liderar as redes sociais”, frisou, antes de transmitir informações acerca dos pontos-chave que não podem ser esquecidos por quem trabalha num mundo digital quase infinito: “Criamos bases de dados para conhecer o valor de cada fã, tentamos a máxima comunicação directa, pois sabemos que, quanto mais directa for, mais rendimento obteremos. É necessário alcançar o máximo de idiomas possíveis, aplicações e, claro está, acordos com terceiros que facilitem o nosso trabalho”, mencionou.

No final, Roger Navarro passou a mensagem clara de que o mais importante na sua missão é transmitir uma felicidade saudável às pessoas que acompanham o clube, ao mesmo tempo que se vai tentando retirar alguns proveitos financeiros.