Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

“Depois de muitos anos, é sempre bom regressar a casa”

Por Jornal Sporting
26 Abr, 2017

Luís Figo não escondeu a felicidade por voltar a Alvalade num debate em que também estiveram presentes o técnico leonino Jorge Jesus, o treinador colombiano Francisco Maturana e a especialista em coaching desportivo Susana Torres

Um dos painéis que marcou o primeiro dia do Congresso Future of Football abordou a temática do que faz a diferença no treino. Um debate que foi moderado por Luciano Cefaratti e em que participaram ilustres como o treinador do Sporting CP, Jorge Jesus, o antigo internacional português formado no Clube leonino, Luís Figo, o antigo jogador e agora seleccionador colombiano, Francisco Maturana, e a especialista em coaching desportivo Susana Torres.

Figo não escondeu o orgulho e a satisfação por regressar a Alvalade, tendo ainda defendido que existem dois tipos de treinadores. “Depois de muitos anos, é sempre bom regressar a casa. Existem dois tipos de treinadores, o de formação e o de futebol profissional. Na formação, o treinador assume um papel vital. É o responsável directo pelo presente e futuro dos jovens que lhe são confiados. Quanto ao treinador de futebol profissional tem um conhecimento profundo do desporto e tem que ter intuição, capacidade de planeamento e automatismo de comportamentos, procurando dessa forma potencializar ao máximo as capacidades dos jogadores” salientou. Já Jorge Jesus definiu o treinador actual. “Um treinador deve ser um criador da filosofia das ideias de uma equipa, dos objectivos de treino e até mesmo da ciência”, destacou.

Por outro lado, Maturana passou alguma da sua experiência como jogador e treinador, enquanto Susana Torres falou sobre o trabalho psicológico que faz com os jogadores e a importância desse mesmo âmbito.

Quanto ao último painel, que contou com responsáveis como Roberto Samaden (Inter), Corne Groenendijk (Ajax), Roberto Toledo (Corinthians) e Franc Carbo Pujol (Barcelona), tendo sido moderado pelo guarda-redes dos verdes e brancos, Beto, baseou-se na importância da formação no futebol mundial e na expansão das academias para outros países.

Um dia em cheio de um evento que já vai na terceira edição.