Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

"Esta aplicação vai reinventar a maneira de gerir o futebol"

Por Jornal Sporting
27 Abr, 2017

Filipe Esteves, director-geral da AGAP2, destaca o relevo da ferramenta Football ISM que englobará toda a informação de recrutamento de jogadores do Clube

Filipe Esteves, director da AGAP2, abriu o segundo dia do Congresso Internacional The Future of Football, com a apresentação da aplicação Football ISM, que promete revolucionar o futebol (de formação, principalmente) ao juntar observações e dados numa só base de informação, actualizada ao minuto e de forma acessível: "Esta aplicação vai reinventar a maneira de gerir o futebol. Permitirá avaliar a forma como os jogadores treinam, ajudar no processo de observação e recrutamento de talentos. Ajudará, inclusivamente, a que a família dos jogadores possa acompanhar o dia-a-dia do educando. São três anos de trabalho para uma solução de gestão para o Clube. Dá total acesso à informação, de forma completamente personalizável. Reúne uma grande quantidade de informação, um historial completo de como jogam, treinam, das leões, da avaliação e comportamento escolar. É um exemplo de integração de todos os departamentos do Clube".

Numa parceria com quase quatro anos de duração, a AGAP colocou ao dispor do Sporting CP uma ferramenta completa, com um impacto significativo no processo de recrutamento: "O Sporting CP selecciona a informação pretendida. Os treinos, os jogos, o desenvolvimento pessoal... Época a época, é disponibilizado um histórico, com informações como as refeições de cada atleta. O observador pode mesmo saber em tempo real o vínculo do jogador, os direitos de imagem e de formação. Concede a possibilidade de avaliar o que é certo e o jogador pretendido. Mais, melhora a gestão do Clube porque é possível saber as necessidades de stock de cada academia. Faz-se a observação, contacta-se o olheiro ao momento e, trinta segundos depois, o relatório está na posse dos coordenadores e técnicos. Acelerará o recrutamento e o Sporting CP chegará primeiro ao jogador. Na aplicação é feita uma lista de jogadores a observar, podendo acrescentar-se, posteriormente, relatórios de jogo desses mesmos jogadores e de outros que sejam considerados como mais-valias", pormenorizou Filipe Esteves, director-geral da tecnológica há três anos, e também já noticiado na edição de 26 de Abril do Jornal Sporting.

O Presidente do Sporting CP, Bruno de Carvalho, destacou no painel III esta parceria: "A nova ferramenta demonstra a dimensão do Clube. Sustenta a visão de inovar, para a qual as pessoas não estavam habituadas. Ajudará na facilidade de acesso à informação e na ligação entre todos os departamentos".