Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

"Em Portugal, vivemos numa época de crise de valores"

Por Jornal Sporting
21 Mar, 2018

Bruno de Carvalho deixou várias mensagens fortes no discurso de abertura do Congresso 'The Future of Football'

As portas do Pavilhão João Rocha abriram esta quarta-feira para receber o IV Congresso 'The Future of Football' (TFOF), um evento internacional que irá trazer à casa das modalidades do Sporting CP inúmeras questões acerca do futebol. Serão dois dias (21 e 22 de Março) exclusivamente dedicados ao debate de temáticas importantes, que 'governam' o fenómeno desportivo mais mediático do Mundo.

Bruno de Carvalho, Presidente do Clube, foi o primeiro a subir ao palco para o discurso de abertura. Entre várias mensagens fortes, o líder máximo dos leões deixou também a contribuição dos anteriores TFOF's na modernização do futebol, nomeadamente a introdução do vídeo-árbitro (VAR). Logo a abrir, Bruno de Carvalho fez questão de mencionar Fernando Peyroteo, já que se celebra o centenário do nascimento do maior goleador mundial de todos os tempos. 
 
 
"Estamos a celebrar o centenário do seu nascimento na mesma semana em que a Federação Portuguesa de Futebol reconheceu Fernando Peyroteo como o maior marcador mundial. Foi também fantástico assistir a esse reconhecimento por parte da UEFA e da FIFA. De facto, Peyroteo era uma máquina goleadora e será sempre uma referência e um orgulho para um Clube que tem exemplos como Cristiano Ronaldo e Luís Figo", começou por sublinhar, após a visualização de um pequeno vídeo acerca do percurso do inesquecível avançado verde e branco, que ainda representou a Selecção Nacional.
 
Retrospectiva de três anos de sucesso
 

Prosseguindo, Bruno de Carvalho deixou um balanço esclarecedor sobre as anteriores edições do Congresso, destacando que o Sporting CP se manteve sempre preocupado em conservar os valores que guiam o futebol. 

 
"Aqui, pela primeira vez, debatemos a introdução do VAR. Para chegarmos ao ponto a que chegámos hoje tivemos de ser atacados por todos aqueles que se sentiam confortáveis com os erros de arbitragem. O Sporting CP nunca se sentiu, nem compactuou com isso", referiu. "Estamos contentes pelo facto de a UEFA e a FIFA terem proibido a utilização de alguns fundos, isto porque queremos que o negócio do futebol seja o mais responsável possível. A Europa enfrenta vários desafios, sendo que a diferença de orçamentos é um deles, por isso não vão estranhar se ouvirem falar sobre a tal Super Liga Europeia, talhada somente para os clubes que dominam financeiramente. Tenho a confiança de que as entidades estão atentas a essa situação e possam apresentar, nos próximos anos, uma resposta adequada relativamente às desigualdades", continuou.
 
Mais uma vez, os Sportinguistas não foram esquecidos, tendo o Presidente leonino explicado que só uma postura totalmente transparente por parte do Clube consegue unir os Sócios e adeptos. "Em breve, chegaremos aos 170.000 Sócios. No entanto, o nosso maior desafio será mantê-los e fazer com que estejam presentes nos eventos desportivos. Sabemos que a transparência aproxima os Sportinguistas do Clube", disse. 
 
Para último, ficou o desejo de acabar com a violência e a corrupção no desporto, nem que para isso se tenham de seguir modelos aplicados com sucesso noutros países. "Em Inglaterra houve vários problemas relativamente à violência nos jogos de futebol e souberam resolvê-los de forma exemplar. Agora, os Estádios são palcos para toda a família. Sempre que existem falhas é necessário encontrar outros sistemas. Em Portugal, vivemos numa época de crise de valores. É preciso apelar às autoridades para se resolverem questões flagrantes. Devíamos seguir os exemplos de Itália e de Inglaterra", concluiu.