Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mais um ponto neste conto (desta vez na Colômbia)

Por Jornal Sporting
29 Abr, 2016

Reportagem no Jornal Sporting sobre a expansão do Clube pelo Mundo

Canadá, Cabo Verde, Estados Unidos da América, Luxemburgo, China, Guiné Equatorial, Angola, África do Sul, Índia e... Colômbia. A estratégia de expansão do Sporting CP pelo Mundo está bem delineada e encontrou, recentemente, uma nova paragem na América do Sul. É em terras colombianas que o Clube de Alvalade vai implementar a sua mais recente iniciativa de expansão e levar, ainda mais, a marca Sporting CP aos quatro cantos do Globo. Numa primeira fase, o projecto ‘leonino’ passa por dar formação a treinadores locais, com os técnicos ‘verde e brancos’ a marcarem presença na Colômbia para, em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol, atribuírem certificados de treinador aos colombianos que completarem com sucesso o programa de aprendizagem e aperfeiçoamento levado a cabo pelos ‘leões’. Completado o primeiro passo, o Sporting CP pretende continuar o seu projecto com aquilo que melhor sabe fazer: formar jogadores.

Cartagena, localizada a mais de mil quilómetros da capital colombiana Bogotá, é a quinta maior cidade do país e vai acolher o objectivo ‘leonino’ de formar jovens jogadores entre os dez e os 18 anos, de todos os estratos sócio-económicos. Todo este processo estará dividido em três fases, com a primeira a ter a duração de um ano lectivo e a focar-se na formação de treinadores e jogadores. A segunda parte, de acompanhamento do mesmo, levará meio ano, enquanto os restantes seis meses estarão reservados para a fase de avaliação. Para tal, existirão no terreno, em Cartagena, um coordenador técnico, um analista de dados para avaliar os jogadores e técnicos, um treinador de guarda-redes, um treinador da formação e três técnicos colombianos que já trabalhem com escalões jovens na Colômbia. Bruno Mascarenhas, vogal da Direcção para a Expansão e Núcleos, esteve no país do café para assinar o protocolo com o município de Cartagena, tendo recebido as chaves da cidade e dado o pontapé de saída no jogo Sub-20 entre o Atlético de Gabilo e o Real Cartagena, no Estádio Jaime Móron, que terminou com o triunfo do Cartagena por 2-0. “Eles têm noção do que é o Clube formador, o Sporting CP, e a quantidade de jogadores que tem feito. O objectivo deles é que os bons jogadores colombianos, em vez de fazerem todo o circuito no mercado sul-americano (Brasil, Argentina, México...) possam ir directamente daqui para a Europa a partir da colaboração desportiva que os técnicos do Sporting CP possam vir a dar”, explica Bruno Mascarenhas. 

“E pensar que, há três anos, quando aqui chegámos, apenas existia uma Academia no estrangeiro (em Toronto) e mesmo essa arriscava fechar”, conta o Presidente Bruno de Carvalho. De lá para cá, o Sporting já abriu Academias em Rustemburgo, África do Sul, Cidade da Praia, Cabo Verde, Malabo e Guiné Equatorial. Seguem-se Joanesburgo, Nelspruit e Pretoria, na África do Sul, Mindelo, em Cabo Verde, Brisbane, na Austrália, Chengdu e Chongqing, na China, Viana, em Angola, New Jersey e Foxborough, nos Estados Unidos, Santo Domingo, na República Dominicana, Cairo, no Egipto e São Paulo, no Brasil. Até 2017, esta será a área do Globo coberta por Escolas Academias Sporting e, depois, mais se seguirão, como outras dez previstas para a China. Isto é o Sporting, um Clube do Mundo.