Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Da grandeza e do amor

Por Jornal Sporting
16 Fev, 2017

Editorial do director interino para a edição nº. 3611

Numa casa como a distinta de Alvalade, com mais de meia centena de modalidades, passar um fim-de-semana com festejos de títulos tem uma probabilidade tão alta como a Glória já escrita nos 110 anos de história do Clube. Foi assim que nos foram habituando bem.

À cabeça desta edição surge a equipa leonina do Goalball, que na Suécia, por convite, venceu a Super European Goalball League Malmö 2017, com cinco vitórias em outros tantos jogos. Aliás, o domínio do Sporting foi de tal forma que antes mesmo de realizar-se o derradeiro encontro com a formação da casa do Old Power – vencedor da edição anterior da competição, em Helsínquia – já os leões festejavam a conquista do título europeu, à qual se juntou o troféu de melhor marcador do lituano Justas Pazarauskas, que à sua conta conseguiu marcar 30 golos. O feito é ainda mais relevante, se tivermos em conta que Portugal, no goalball, está inserido no Grupo C – terceira divisão.

A quase 3.000 quilómetros de distância, outra prova de grandeza foi dada. Em Pombal, nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta de atletismo, o Sporting arrecadou, nos dois dias de prova, 18 títulos individuais de campeão, entre os quais se destaca, naturalmente, o primeiro de Nelson Évora de leão ao peito, depois de já ter vencido o Meeting Internacional de Val de Reuil, em França. Patrícia Mamona, também no triplo salto, voltou a não ter concorrência e a saltar, mais uma vez, acima da marca dos 14 metros (14,05). Um excelente ensaio para o que poderá sair deste fim-de-semana dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta de Clubes, também em Pombal.

Esta é, também, a edição em que se conta o que se passou no Congresso de Núcleos, que decorreu no passado sábado, em Viseu. Foram mais de duas centenas de participantes, em representação de mais de 100 Núcleos, não apenas do país mas também do estrangeiro – Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Luxemburgo – para discutir regulamentos e outras questões prementes da vida dos “elementos fundamentais e inalienáveis entre o nosso Clube e os Sportinguistas”, conforme declarou o Presidente Bruno de Carvalho. Foi, para além de mais uma prova da grandeza do Sporting, um sinal de enorme vitalidade. E amor, a avaliar pelas palavras de Jorge Sobral, do Núcleo do Sporting Clube de Portugal das Caldas da Rainha: “Não tenham dúvidas: os Núcleos são pequenos estádios de Alvalade em dias de jogo!”

Não foi em Alvalade que a equipa principal jogou, mas quase não se notou a diferença. O relato do encontro do Hugo Alegre assim o justifica. O 12.º Jogador, independentemente dos resultados e do que o futuro ainda pode reservar à equipa, não deixa de acompanhar o Clube. Seja onde for. E foram recompensados por isso. De novo, uma primeira parte que custou, desta vez, dois golos, o mesmo número de ocasiões que o Sporting teve de recuperar de desvantagens. Sem interferências nas avaliações de arbitragem, os leões conseguiram resolver por si os próprios erros que deram oportunidade ao adversário, actual detentor da Taça da Liga, de se colocar à frente no marcador por duas vezes. De sublinhar ainda a preponderância assumida pelo “menino” Daniel na manobra da equipa ao entrar no jogo aos 64 minutos. Mais: Podence foi a primeira substituição operada por Jorge Jesus, à qual se seguiram as entradas de Ricardo Esgaio e, por fim, João Palhinha. Isto significou que o Sporting terminou o encontro em Moreira de Cónegos com oito jogadores da formação. Oito. Em 11.

Está à porta o confronto com o Rio Ave. Em Alvalade. Muito se falou do comboio verde no Congresso de Núcleos e é mesmo disso que se espera para este sábado à noite. Em mais uma reunião de família que não deverá quebrar o entusiasmo (leia-se média) das assistências que se têm registado em casa. Não por obrigação, mas por gosto. Por amor.

Boa leitura.