Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Parabéns Jornal Sporting: 95 anos de Militância

Por Jornal Sporting
30 Mar, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3617

Amanhã o nosso Jornal faz anos, completa 95 anos de vida, após a 31 de Março de 1922 ter sido publicado o primeiro número do Boletim Sporting, que em 1952 se transformaria em jornal. O seu aparecimento teve um prepósito muito concreto e que se mantém actual, a oportunidade de ter um instrumento de comunicação próprio que fosse voz activa na defesa dos interesses do Sporting mas também um pólo dinamizador de uma militância activa em prol do Clube.

Criar uma publicação oficial nasceu da necessidade de satisfazer uma maior e melhor comunicação interna com os Associados do Clube, estimular o sentido de pertença e formar uma “opinião pública” mais informada para defender os interesses do Sporting. Constituir um canal fiável e poderoso para fazer frente aos ataques que a comunicação social da época desferia sobre o nosso Clube e que, ao que parece, não se trata apenas de coisa do passado.

Reza a história que uma tertúlia de Sportinguistas que tinha por base o Café Martinho e que incluía nomes como: José Serrano (primeiro Director), Mendes Leal e Júlio de Araújo foi a responsável por, em boa hora, decidir levar a ideia de fundar uma publicação oficial do Clube.

No primeiro número do Boletim Sporting, na sua primeira página, com o título “Razão de Ser”, são apresentados de forma inequívoca os objectivos desta publicação que percorreu tantas gerações e momentos históricos únicos.

Ao longo destes 95 anos, o Boletim e Jornal Sporting conheceram trinta e sete Directores, dois dos quais interinos. Se José Serrano e Artur da Silva Rosa foram os primeiros Directores do Boletim Sporting (1922) e da passagem deste a Jornal Sporting (1952), já o nosso ilustre amigo e consócio João Xara Brasil foi aquele que mais edições dirigiu, num total de 569, em cerca de 11 anos à frente dos destinos do Jornal. Por seu lado, o nosso estimado amigo Vasco Resende esteve cerca de um ano à frente do Jornal, tendo apanhado a revolução de 1974, sendo actualmente o mais antigo consócio que dirigiu a nossa publicação. 

É com muita honra, na edição que completo 200 números à frente do Jornal Sporting, que assinalamos os 95 anos do nosso Jornal. Nesta data tão especial fomos ouvir Vasco Resende e João Xara-Brasil, homenageando desta forma todos aqueles que ao longo destes anos contribuíram, independentemente das funções, para que a nossa publicação se tornasse uma referência no âmbito da imprensa desportiva de clubes a nível mundial.

Num momento de celebração de uma data tão importante como esta, queremos deixar uma saudação muito especial a todos os nossos leitores, razão da nossa existência e em função de quem e para quem trabalhamos. Muito obrigado pela confiança! 

O momento é de festa, como também deveria ser com a nossa Selecção, sempre que esta joga e independentemente de onde jogar. Os últimos acontecimentos na Luz vêm demonstrar que infelizmente assim não é. O incidente que ocorreu na entrada do Estádio da Luz com o nosso Presidente da Mesa da Assembleia Geral, alvo da ira de adeptos do clube rival, e que se não fosse a diligente e pronta intervenção dos profissionais da PSP poderia ter ocorrido uma tragédia, em vez de ter por parte dos responsáveis do clube encarnado uma declaração inequívoca a demarcar-se do sucedido e repudiar tal conduta, assistimos, às antenas profissionais afectas aos nossos rivais, em declarações públicas e em programas de TV a criarem uma vez mais cortinas de fumo e a tentarem branquear, chegando mesmo a inventar conversas e a afirmar que Jaime Marta Soares foi apenas ao jogo da nossa Seleccção com o intuito de criar um caso premeditado. Haja decoro e decência!

Aqui o que está em causa não são cores clubísticas mas sim factos! Sejam quais forem as cores de cada um, no sábado passado deveriam ter existido só as da bandeira nacional e foram essas que o nosso Presidente da MAG foi defender. Se fosse o nosso Clube a atacar de forma vil a FPF e a nossa Selecção como o clube rival e seus responsáveis têm feito, o que não seria nos media o tempo dedicado a destratar o Sporting e o seu Presidente. Sim, porque no final do dia a #culpaésempredoBdC.

Boa leitura!