Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Os Papagaios da Janela Embaciada

Por Jornal Sporting
13 Abr, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3619

Os papagaios são aves que, desde crianças, achamos divertidos porque são animais que falam. Na tenra idade, não percebemos que a fala deles é apenas a repetição do que dizemos ou do que alguém lhes diz.

Aprendemos também nos bancos da escola que a notícia é uma janela aberta para o Mundo!

Ao longo da minha vida profissional, praticamente desde o início, trabalhei com empresas cotadas. As exigências e obrigatoriedades legais, em termos de informação, distinguem-nas das demais, nomeadamente ao nível da transparência.

Qual a razão de falarmos então de Papagaios, de Janelas e de Transparência?

Ficámos a conhecer esta semana, de forma factual e objectiva, aquilo que já todos suspeitávamos, apenas por assistirmos aos programas televisivos de debate sobre futebol. Há indesmentivelmente uma ‘Cartilha’, atirada pela Janela, que atinge os comentadores que estão expostos à Luz. Os imensos raios vermelhos cegam por completo quem é atingido, curiosamente através da vidraça de uma Janela completamente embaciada e esta, por o ser, cria uma opacidade que, paradoxalmente, tem um efeito bem mais nefasto e intenso do que se fosse transparente.

Esta semana, aquilo que podemos concluir depois deste introito é que a notícia não é uma janela mas “o Janela”. E não é uma janela aberta para o mundo, mas sim “o Janela” para o submundo!

Morreram as notícias e os comentadores livres e, com eles, as ideias e convicções próprias. A notícia hoje é apenas uma “Janela” de oportunidade empresarial para clientes que não se revelam, papagaios “independentes”, e em que a ética e a deontologia não vingam.

Mas como não somos de nos conformar, temos por dever denunciar esta ‘Cartilha’ por se tratar de um dos factos mais vergonhosos e indecorosos a que assistimos nos últimos anos.

Depois da revelação conhecida nada poderá ficar igual! A Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas terá que cair em cima dos jornalistas “independentes” e que são avençados de interesses ocultos. O mesmo deverá acontecer com os canais de televisão, e aqui entra a ERC, não permitindo que estes “avençados” continuem a ludibriar os telespectadores, sob pena de ser tudo “Farinha do mesmo saco”.

Há empresários de ‘Vão de Escada’ mas também de ‘Janela’, mas mesmo estes têm obrigações e leis a cumprir. Mesmo que não queiram revelar a identidade dos seus clientes, alguns são já obviamente conhecidos, tal o descaramento, pelo menos o objecto da empresa e os seus papagaios amestrados têm de dar conhecimento. Já nem nos interessa se fazem e se vivem de jogo duplo porque, no final do dia, para eles o vil metal é soberano

Por tudo isto, mais do que conhecer o ‘Garganta Funda’, interessa conhecer os protagonistas desta rede do submundo da desinformação. Face ao ‘independente’ Janela, da comunicação social que o abriga, o que se espera é que tenha a hombridade de lhe atribuir um rótulo… mas nunca o de independente!

As entidades de investigação terão aqui também material para se entreterem…mas que não façam o mesmo que outras instituições ‘responsáveis’ estão a fazer relativamente às claques ilegais. 

Esperamos que esta ‘Cartilha’, no mínimo, tenha um efeito positivo que permita aos mais distraídos e renitentes perceberem o porquê de determinadas atitudes do nosso Presidente e o porquê de não poder ficar calado por mais ‘Leis da Rolha’ que lhe queiram impor. Começa-se assim a perceber que o estilo tantas vezes atacado, até o próprio não gosta, é a única forma encontrada para fazer frente aos insanos e terroristas ataques sobre si lançados.

A ‘Razão de Ser de 22 de Março de 1922’ contínua mais que viva para o nosso Jornal. E aqui, uma vez mais, saúdo todos aqueles que contribuíram para os 95 anos do Jornal Sporting que se viu homenageado pelos Sportinguistas no último jogo em Alvalade, numa demonstração da identidade, união e coesão do nosso Clube e que pôde reunir a maioria dos seus antigos Directores ainda vivos.

Boa Leitura!