Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Colocar a quinta e sentenciar luta minhota

Por Jornal Sporting
28 Abr, 2017

Sporting leva quatro vitórias nas últimas visitas a Braga para a Liga NOS e vai querer chegar à quinta

Sendo reconhecido unanimemente como um reduto complicado para qualquer equipa da primeira Liga, o Estádio AXA não tem trazido propriamente más memórias à equipa verde e branca. Nas últimas quatro partidas disputadas na casa bracarense, os leões venceram em todas elas, tendo inclusive goleado por 4-0 na temporada transacta, no jogo que finalizou a época. Ainda assim, esse historial recente não pode ser encarado como sinal de facilitismo, até porque foi exactamente o Sp. Braga a única equipa a bater o Sporting em Alvalade no actual campeonato. Na altura, com Abel no comando - que volta a assumir o lugar no comando técnico dos 'guerreiros do minho' após a saída de Jorge Simão - foi o golo de Wilson Eduardo a fazer a diferença, mas daí até agora muito mudou: Jorge Simão havia assumido o cargo após a rescisão de José Peseiro, mas a evolução do próximo adversário leonino não correu de feição, nem em termos exibicionais, nem em termos de resultados.

Apesar do bom arranque, em que o antigo técnico [Jorge Simão] levou o Sp. Braga a quatro vitórias nos primeiros seis encontros, o tempo veio a mostrar um colectivo de poucas ideias ofensivas e os resultados acompanharam o futebol mediano praticado pelos bracarenses: desde Fevereiro, os minhotos nunca ganharam dois jogos seguidos, levando apenas três triunfos nas últimas… 13 partidas. Com a insegurança dos maus resultados, a confiança tem diminuído e isso não abona certamente a favor do actual 5.º classificado da Liga NOS que, com menos cinco pontos do que o rival Vit. Guimarães, ainda ambiciona subir um lugar na tabela e ultrapassar os vimaranenses. Para isso, e faltando somente quatro jogos neste Campeonato Nacional, certamente que o Sp. Braga vai entrar para vencer no domingo, pelas 18h, e portanto pode-se esperar um encontro aberto e com duas formações mais focadas em tentar vencer do que não perder, o que pode originar um bom espectáculo. 

Regressos fortalecem opções bracarenses

Com o regresso do goleador Rui Fonte, que conta já com 14 golos e 10 deles na Liga NOS, do lateral Baiano, que deve regressar ao flanco direito da defesa, e do médio Vukcevic, um dos alicerces da zona média da equipa, o Sp. Braga tem tudo para melhorar em relação ao desaire da última jornada, frente ao Paços de Ferreira. Fede Cartabia, extremo criativo argentino emprestado pelo Valência, é uma das figuras e, a par de Pedro Santos, o principal municiador de Rui Fonte no ataque à baliza de Rui Patrício. Os leões terão de ser capazes de ter bola, de forma a retirar aos seus adversários as possibilidades de desequilibrar, dada a qualidade individual que apresentam. 

Pela negativa, e além do facto de se tratarem de uma das equipas que mais cartões vêem na prova, o adversário do Sporting tem revelado alguns processos poucos audazes: a construcção a quatro, com os laterais pouco projectados e a excessiva procura pelo jogo exterior, de forma a dar aos extremos mais bola, faz com que a proposta atacante da equipa agora liderada por Abel se torne mais previsível e facilmente anulável. 

O jogador argentino, de 24 anos, tem-se destacado nas últimas partidas, marcando três golos em 11 jogos realizados (sete como titular). Rápido, criativo e dono de um pé esquerdo de muita qualidade, o jogador emprestado pelo Valência chegou apenas em Janeiro, mas já dissipou quaisquer dúvidas sobre o seu valor. Os defesas leoninos terão de estar em alerta.