Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Que a Glória nos sorria

Por Jornal Sporting
25 maio, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3625

Com o final do mês de Maio a aproximar-se, as diversas modalidades conhecem na sua maioria também o seu final de época desportiva. Se umas já terminaram, outras há que estão no sprint final. Seja como for, aproxima-se um tempo de balanço, identificando e corrigindo o que de menos bem correu, mantendo aquilo que nos permitiu crescer e evoluir. É isso que todos esperamos para que na próxima época possamos estar em todas as modalidades num patamar de acordo com o investimento e os pergaminhos do Clube, que os Sócios e adeptos merecem, enquanto maior potência desportiva nacional.

O tempo é também de exigência crescente, independentemente das funções que desempenhamos no Universo Leonino. Saber reconhecer os insucessos, assumir as responsabilidades e tomar de forma consciente e firme as medidas necessárias é determinante. Só assim evitaremos repetir os mesmos erros e podemos alinhar pelo mesmo diapasão no caminho que nos leva à Glória. 

A cultura, seja ela qual for, infelizmente não se compra numa prateleira de supermercado, muito menos a da exigência, nem mesmo nas lojas gourmet. Este é um caminho que leva tempo, felizmente já foi iniciado mas é necessário avaliar e corrigir sempre que necessário. Se é certo que no desporto a vitória é apenas um dos resultados possíveis, não é menos certo que é o único pelo qual devemos lutar e com o qual pudemos ficar satisfeitos.

O lugar cimeiro em todas as competições é aquele que tudo deveremos fazer para alcançar. Por isso acreditamos que o aniversário do nosso Clube este ano pode ser um presságio. No  próximo dia 1 de Julho (o 1 sempre presente desde a nossa origem), o nosso Clube completa “111” anos de vida. Que cada um destes uns seja inspirador para o trabalho que segue e que no final da próxima época se materialize no lugar no pódio das diversas modalidades, géneros e escalões que disputamos.

E por falar em 1, Rui Patrício foi imortalizado em estátua na sua terra natal, em Leiria, pelo feito no Europeu de 2016, onde com as cores da nossa Selecção alcançou a Glória. Que na próxima época esta também lhe possa sorrir em todas as competições que disputar, dando assim também uma enorme alegria a toda a nação Sportinguista.  

O futebol profissional masculino já terminou a competição, com o último jogo realizado no passado domingo em Alvalade, frente ao Chaves, a trazer-nos uma vitória contundente por 4-1 e mais um hat-trick de Bas Dost. Este para além de maior goleador nacional, confirmou-se como o segundo maior goleador Europeu; apenas Messi o superou. A época da nossa equipa não correspondeu de todo àquilo que todos esperávamos, nem o que os meios e investimento efectuados fariam supor. É tempo pois de retirar sabedoria das “lições apreendidas” e preparar a próxima época de forma a que possamos no final da mesma festejar a conquista de muitos êxitos.

Melhor regresso não poderia ter tido o futebol feminino que logo nesta primeira época se sagrou Campeão Nacional no passado fim-de-semana e está em condições de conquistar a dobradinha na final da Taça de Portugal que irá disputar no dia 4 de Junho, no Estádio do Jamor, frente ao Sp. Braga (2.º classificado no campeonato).

O râguebi feminino teve também um comportamento exemplar, já terminou a época e com chave de ouro fazendo a dobradinha; depois do campeonato foi agora a vez da Taça de Portugal.

No futebol de formação estamos bem lançados em todos os escalões, disputando os respectivos títulos, estando os juniores numa fase mais adiantada: faltam apenas duas jornadas e apenas um ponto para a Glória de um título que nos foge há alguns anos.

Hóquei em patins e futsal estão ainda em competição, com o futsal a disputar o play-off para apurar o campeão nacional, tendo vencido já o primeiro jogo com o Azeméis. 

O andebol, que parecia praticamente afastado da disputa do título nacional após o empate com o Madeira SAD, viu os pontos aqui conquistados garantirem-lhe a liderança, já que o ex-líder FC Porto perdeu na Luz. O nosso eterno rival é precisamente o nosso adversário na próxima quarta-feira e que marca o último jogo do campeonato onde a vitória nos garantirá o título. O andebol está também de regresso aos grandes palcos Europeus, jogando no próximo sábado a segunda mão da final da Taça Challenge, na Roménia, depois de ter vencido na primeira mão, o Turda por 37-28, em casa. Esta é segunda vez que a nossa equipa disputa a final. Em 2010, onde conquistámos o ceptro que todos desejamos agora recuperar. Vamos lá rapazes, erguer a Taça no sábado, na Roménia!

Que a Glória nos sorria!

Boa leitura!