Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

15 anos depois, a Academia Sporting é como o algodão: não engana

Por Jornal Sporting
22 Jun, 2017

Esta quarta-feira foi dia de soprar as velas em Alcochete. Quase tantas quanto os títulos (19) conquistados na formação desde 2002. De forma a colocar a cereja no topo do bolo, passámos a bola a Virgílio Lopes e Luís Martins

Logo a abrir, uma pergunta para queijinho – o verde, claro (imagine que está a jogar a versão leonina do célebre jogo de tabuleiro). Ora aí vai: o que têm em comum Cristiano Ronaldo, Nani ou mais recentemente João Mário? Sim, tem razão caro leitor, a resposta era óbvia: ambos são made in Sporting. O mesmo que dizer que têm o carimbo de qualidade da Academia do Clube, localizada em Alcochete, que esta quarta celebrou o 15.º aniversário – foi inaugurada a 21 de Junho de 2002.

Mas atenção que há mais exemplos de jogadores consagrados com origens neste viveiro de talentos verde e branco: Hugo Viana, Ricardo Quaresma, Miguel Veloso ou Daniel Carriço, por exemplo. E ainda há Gelson Martins, Daniel Podence e Francisco Geraldes a despontar… ficamos (provisoriamente) por aqui, é que a lista é interminável. Atrevo-me a dizer que se esta peça se tratasse de um filme, só poderia ter como título: “Desde 2002 a formar os melhores” – qualquer semelhança com o anúncio do Azeite Gallo é pura coincidência.

O argumento é simples de explicar: 15 anos (!) de talento e superação por parte de mais de 250 jogadores dos escalões mais jovens, e também do futebol feminino, que diariamente envergam o leão ao peito. À sua disposição contam com vários campos relvados e sintéticos, ginásios, refeitórios, auditórios, gabinetes médicos e de apoio. Até a equipa principal leonina, às ordens do míster Jorge Jesus, tem a sua própria área de trabalho.

“Valeu a pena. Durante este tempo, conseguimos desenvolver o futebol do Sporting e fabricar jogadores profissionais com qualidade para a nossa equipa principal, que eram os principais objectivos”, começou por dizer ao jornal do Clube o director Virgílio Lopes, elogiando a casa da formação dos leões.

“Academias há muitas, mas esta é uma das melhores do Mundo, não tenho a mínima dúvida disso. Foi pioneira em Portugal e uma das primeiras a ser construída a nível internacional. Nos últimos quatro anos, temos melhorado ainda mais as condições de trabalho, que permitem que muitos miúdos com talento possam crescer. Algo que acaba por ter reflexo nos resultados desportivos”, acrescentou o dirigente leonino.

De facto, os números não mentem: desde a criação da Academia, o Sporting detém o maior número de conquistas nos três principais escalões do futebol jovem: 19, no total, entre juniores (sete), juvenis (seis) e iniciados (seis). Um registo que se traduz em quase o dobro de Benfica (11) e FC Porto (11) juntos. Um factor que suscita orgulho, embora não seja a principal prioridade.

“Não procuramos directamente os títulos, queremos é que as nossas equipas sejam competitivas ao ponto de serem as melhores ao nível nacional. A excelência da formação não tem a ver só com resultados desportivos. Queremos melhorar mais no futuro”, explicou Luís Martins, coordenador do futebol de formação e técnico da equipa B verde e branca.

Uma reportagem para ler na íntegra no Jornal Sporting, esta quinta-feira nas bancas