Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Puedes no hablar de los emails, pero que los hay, hay

Por Jornal Sporting
06 Jul, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3631

Percebemos agora melhor o porquê da resistência e desvalorização do vídeo-árbitro, bem como de outras inovações que possam trazer mais fiabilidade e verdade ao processo desportivo. Esta deve-se àqueles que acreditam mais em bruxarias do que na objectividade e factualidade das tecnologias.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, considerou a utilização do vídeo-árbitro (“VAR”) durante a Taça das Confederações um sucesso, evitando grandes erros, contribuindo assim para uma competição mais justa. Curiosamente quanto mais são as evidências dos benefícios do “VAR”, que sabemos não ser a cura para todos os males, há quem insista e persista em denegrir a sua introdução no nosso Campeonato, ignorando as suas virtudes e apontando-lhe só os seus eventuais defeitos ou limitações.

É bom recordar que um dos grandes impulsionadores da luta pela introdução do vídeo-árbitro, enquanto auxiliar e instrumento de defesa do trabalho dos árbitros, foi o Sporting, pela mão do seu resiliente Presidente Bruno de Carvalho que contra ventos e marés não cedeu, resistindo às pressões e tentativas de ridicularização pela causa que protagonizava. Foi acusado de ser lunático ou apenas de estar a utilizar o “VAR” como arma de arremesso contra os árbitros quando o que se passava era exactamente o contrário.

As ondas de choque pela revelação do “Apito Abençoado” parece estar a ter impacto. Na comunicação social, alguns comentadores incómodos e não coniventes com o “estado da coisa” estão a ser silenciados, outros profissionais em outras áreas da comunicação a serem vítimas de castigos condicionadores, tanto pelas molduras exageradas como pelo despropósito das penas. Percebe-se melhor que aqueles que dão a voz pela defesa da verdade e não só da desportiva, são considerados persona non grata e alvos a abater. Há indícios de movimentações ao nível do submundo, pelo que aquilo que tememos esperamos que não seja o que de facto está a acontecer.

Admitimos que a publicidade possa ser muito divertida ao brincar e ridicularizar, até com algum humor, servindo como forma de desvalorizar aquilo que são indícios fortes de tráfico de influência e da alteração da verdade desportiva, mas isso não apaga nem menoriza as evidências.

 “No lo creo en brujas pero que las hay las hay” e esta pode ser a justificação para o branqueamento, desvalorização ou mesmo ocultação mediática por parte de alguma comunicação social, jornalistas e comentadores sobre os “emails gate” também conhecido como “Apito Abençoado”. Alguns também por estarem encartilhados, por convicção e devoção ao “primeiro-ministro” e aos restantes membros do clérigo, não descurando porém que poderá haver também um qualquer mau-olhado. Isto permite-nos, recorrendo ao método científico, formular uma hipótese por certo confirmada: Se mesmo que não acreditemos em bruxas elas existem, então “puedes no hablar de los emails, pero que los hay, hay”.

O fim-de-semana passado foi repleto de Sportinguismo. A IV Gala Honoris Sporting abriu na sexta-feira aquilo que foi uma grande jornada verde-e-branca. Distinguindo e premiando aqueles que mais se evidenciaram na defesa e promoção do nosso Clube, os Prémios Honoris Sporting foram entregues no decorrer da Gala num ambiente único. Foi uma noite verde, com muitas surpresas e animação, com os novos equipamentos a serem revelados, para gáudio de todos os Sócios e adeptos que podem encontrar neles mais uma originalidade que é simultaneamente uma demonstração de inclusão do nosso Clube, o lema: Esforço, Devoção, Dedicação e Glória, está gravado nas camisolas em braile.

Volvidas as 00h00, do dia 1 de Julho, os Órgãos Sociais do Sporting e premiados puderam, em pleno palco do Coliseu, em uníssono com os presentes na plateia e aqueles que nos acompanhavam pela Sporting TV, cantar os parabéns ao nosso Clube pelos 111 anos de vida iniciando-se assim, da melhor maneira, a comemoração desta efeméride.

Durante todo o dia a Cidade Sporting foi povoada por milhares de Sportinguistas, numa jornada aberta, onde puderam visitar o Pavilhão João Rocha, o Estádio José Alvalade, o Museu Sporting, participar em actividades lúdicas na Praça Centenário e ainda ter um verdadeiro almoço de Leão, no restaurante do estádio.

Mas o dia não terminaria sem que cerca de 6.000 atletas participassem na 7.ª Corrida Sporting, agora com a feliz denominação de Corrida Moniz Pereira e colorissem as ruas da cidade de lisboa de verde-e-branco, a sua cor natural.

Boa leitura!