Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

“Queremos mais 50 títulos, mas em menos de cinco anos”

Por Jornal Sporting
14 Jul, 2017

Miguel Albuquerque venceu 50 títulos desde que assumiu, há pouco mais de cinco anos, o cargo de responsável máximo pela secção. Agora, já traçou o objectivo: ganhar outros 50… em menos tempo

Jornal Sporting – Depois de uma longa suspensão, o Miguel poderá em breve regressar ao banco. É mais difícil acompanhar à distância ou na quadra, junto à equipa?

Miguel Albuquerque
– É mais difícil longe. As emoções são completamente diferentes, mas de qualquer das maneiras deu para perceber que ver o jogo da bancada dá-nos uma percepção completamente diferente da que nós temos lá em baixo. Muitas vezes vivemos muito mais a emoção do que a razão e ver o jogo na bancada dá-nos esse distanciamento e essa frieza ao ver os jogos. No banco por vezes tenho a sensação de que o jogo está muito mau quando não foi, e o contrário também.

Que conclusões tirou a partir dessa frieza da bancada?

Deu-me uma ideia e uma visão do jogo diferente. Foram muitos anos a ver os jogos no banco, raramente os via na bancada, e percebi que às vezes é bom distanciarmo-nos um pouco e perceber o jogo de uma forma diferente. De qualquer forma, acho importante a presença no banco porque os líderes devem estar sempre junto das suas tropas e devemos ser sempre nós a sair na frente quando há algum problema.

Há sensivelmente um ano, em entrevista ao Jornal Sporting, transmitiu alguma estranheza em relação à mudança na punição da regra dos jogadores formados localmente. Mesmo com ela, um ano depois, o Sporting sagrou-se campeão…

A minha opinião é a mesma, e não tem a ver com a punição da regra, mas com a regra, que não protege jogador português absolutamente nenhum. Posso ter vários jogadores na equipa que são formados localmente, mas não podem representar a Selecção Nacional. Logo aí cai por terra o argumento da federação que diz que o jogador português tem de ser protegido, bem como as selecções nacionais. Mais: isto castra completamente a competitividade das equipas porque não nos coloca em pé de igualdade perante equipas de outras ligas onde não existe essa restricção. Coloca-nos em situações onde só podemos usar cinco jogadores nessas condições um ano inteiro e depois vamos enfrentar equipas que podem usar os jogadores que querem, as vezes que querem.

Apesar de não se ter sentado no banco, é um elemento próximo do grupo. Sentiu que essa limitação nas convocatórias dificultou a vida ao Sporting?

Senti, primeiro, que deu uma competitividade maior ao plantel porque todas as semanas havia incerteza sobre as convocatórias. Acho que o Nuno acabou por gerir da melhor forma a situação. O que sempre lhe disse é que, desde que decida em consciência para aquilo que são os interesses do Sporting, estaria sempre a decidir bem. Foi o que fez.

Como é que os jogadores lidaram com a situação? Compreenderam ou gerou alguma instabilidade?

Não pode gerar instabilidade, toda a gente sabe as regras do jogo e os jogadores estão cá para representar o Sporting e para o fazer da melhor forma possível. Se jogam ou não, não é uma decisão deles nem minha, é do treinador.

Apesar da conquista do Campeonato e da Taça da Liga, o Clube acabou por perder a Taça de Portugal e a Supertaça para o Benfica a quem, de resto, o Sporting não chegou a vencer. Dada a superioridade demonstrada ao longo da época pela equipa leonina, como é que se explica essa falta de vitórias no confronto directo?

Não se explica por uma razão muito simples: o nosso campeonato é ganhar títulos, não é ganhar ao Benfica. Ganhar ao Benfica é o mesmo que ganhar a outra equipa qualquer. Neste momento todos os clubes querem ganhar é ao Sporting pelo que fizemos nos últimos anos, em que participámos nas últimas oito finais consecutivas, das quais ganhámos seis. Isso faz com que todos nos queiram ganhar. Nós não: não queremos ganhar ao Benfica ou ao Braga ou ao que quer que seja, nós queremosé ganhar títulos. Se o fizermos sem ganhar ao Benfica, sinceramente não estou minimamente preocupado. É um facto que perdemos a supertaça, que foi um jogo atípico porque os jogadores tinham chegado das selecções há pouco tempo, e depois perdemos também a Taça de Portugal da forma que todos vimos, no desempate dos penáltis, mas não me preocupa minimamente. Se me disserem que para o ano somos campeões sem vencer o Benfica, assino já por baixo.

Leia mais na edição impressa do Jornal Sporting, já nas bancas.