Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

"Jogar no João Rocha vai dar um friozinho na barriga"

Por Jornal Sporting
10 Ago, 2017

Em entrevista ao Jornal Sporting, Felipe Borges mostrou-se ansioso por vestir a Listada verde e branca na nova casa das modalidades

JORNAL SPORTING – Sendo brasileiro, e tendo em conta que o futebol é o desporto rei, o que o levou a escolher o andebol?
FELIPE BORGES – [Risos] Como qualquer brasileiro, comecei por jogar futebol e também experimentei o futsal na escola – o meu pai queria era que eu jogasse à bola. Só depois apareceu o andebol. O meu professor de educação física disse-me uma vez numa aula: ‘Borges, vem jogar’. Fui e ganhei o gosto. Destaquei-me de tal forma que num torneio um treinador de uma equipa da zona me convidou para fazer testes.

Como foi essa primeira experiência com a bola na mão e não nos pés?
Tinha 10 anos e foi uma grande diversão. Muito divertido mesmo. Comecei a ver que poderia ter futuro.

O bichinho do futebol não voltou a morder-lhe os calcanhares?
Cheguei a jogar nas camadas jovens do Corinthians. Era médio, uma vez que adorava correr. Treinava muito, mas acabei por deixar, até porque o treinador não me dava muita atenção. Como era forte e dinâmico, acabei por encaixar perfeitamente no andebol.

Hoje, já com 32 anos, conta com mais de 100 internacionalizações pela selecção do Brasil, tendo ainda no currículo sete participações em Mundiais e uma nos Jogos Olímpicos…
Sabia que um dia ia alcançar estes feitos. Ainda tenho o sonho de continuar e conquistar cada vez mais coisas. Estou muito orgulhoso do meu percurso e por ter um papel principal na selecção brasileira – fui dos primeiros a chegar à Europa.

Apesar de ter um nome consagrado na modalidade, é verdade que não gosta de ser chamado de Felipe Borges?
[Risos] Quando cheguei a Espanha, onde joguei no Balonmano Aragon, todos me chamavam “Borges”. Só que uma vez, num jantar, um colega de equipa egípcio apelidou-me de Samba. Perguntei-lhe: “Porquê Samba?”. E ele dizia-me que era por ser brasileiro. O que é certo é que a alcunha pegou. E até prefiro [risos].

Samba [risos], o que sentiu quando o telefone tocou e do outro lado estava o Sporting?
Fiquei bastante feliz. O Sporting tem um excelente projecto e foi bastante claro nas suas ideias. Aceitei logo. Espero corresponder e ajudar a equipa a atingir os seus objectivos, demonstrando toda a minha qualidade.

As impressões têm sido positivas?
Já tinha acompanhado alguns jogos na última época. O plantel é bastante bem estruturado. Nota-se que tem uma disciplina táctica muito boa. Estou a gostar bastante. É muito interessante jogar num clube onde nos cruzamos com outras modalidades. Trocamos experiências e acompanhamos os jogos uns dos outros.

E como foi o primeiro contacto com a equipa técnica liderada pelo técnico Hugo Canela?
Muito boa. Apesar de serem novos nestas funções, estão a dar-se muito bem. A primeira experiência é sempre complicada, mas já têm conceitos técnicos e tácticos definidos. Se seguirmos as suas ideias, vamos ter bons resultados.

Ficou surpreendido com este forte apoio do Clube às modalidades?
Claro, basta aceder ao site do Sporting e ver as notícias actualizadas todos os dias sobre as modalidades: se estão viajando, se estão treinando… Essa informação não é só boa para nós, como também para todos os adeptos.

Disse recentemente numa entrevista que tinha assistido ao jogo do título frente ao Benfica, na última temporada. Sentiu o apoio incondicional dos Sportinguistas?
São espectaculares. Estão sempre presentes, a empurrar a equipa para a frente, até ao último minuto. É quase como se estivessem a jogar connosco.

Além do sotaque, que características acrescenta à equipa?
Era mais fácil perguntar aos meus colegas [risos]. Sou um jogador de grupo, que gosta de ajudar e que luta até ao fim e nunca desiste.

Podemos dizer que dá um toque de ‘samba’ ao plantel?
[Risos] Um pouco de sangue latino, sim.

Será colega de posição de outros nomes fortes como Nikcevik e Pedro Solha. Acredita que a concorrência interna seja favorável à vossa evolução?
Será uma rivalidade saudável. Todos têm a sua qualidade. Quero é que eles melhorem, que joguem cada vez mais, de forma a fazerem-me esforçar por ser melhor.

Até onde pode ir esta equipa?
O maior objectivo é conquistar o campeonato outra vez. Não só para nós, como para o Clube. O ano passado muitos disseram que tivemos sorte, por isso esta época queremos provar que foi fruto do nosso trabalho, da nossa dedicação e da nossa qualidade.

Ansioso por jogar no Pavilhão João Rocha?
Vai ser top! Um ambiente totalmente diferente. Vai dar um friozinho na barriga.

Por último, quer deixar uma mensagem a todos os Sócios e adeptos do Clube?
Que venham a todos os jogos, como sempre fazem. E que saibam que têm aqui um amigo a lutar por todos os Sportinguistas durante 60 minutos.