Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Não VAR tudo!

Por Jornal Sporting
17 Ago, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3637

Somos a favor das tecnologias que contribuam para o trabalho do árbitro, para uma maior transparência e verdade desportiva. É por isso natural que a introdução do VAR (Vídeo Assistant Referee), ou seja, o vídeo-árbitro, tenha merecido o nosso aplauso, tanto mais que o nosso Clube, através do seu Presidente, foi o principal rosto das instituições desportivas nacionais que se bateram por esta medida, tanto em Portugal como no estrangeiro. Nesta luta foi concebida e elaborada detalhada documentação e promovidas uma série de reuniões junto das mais altas instituições nacionais e internacionais, das áreas políticas, governativas e da tutela do futebol.

Pela primeira vez, esta época, foi introduzido no campeonato da primeira Liga o VAR. Decorridas as duas primeiras jornadas, pese ainda o estado inicial e a necessidade de alguns afinamentos, é com satisfação que vemos o VAR cumprir o seu papel no apoio às arbitragens, contribuindo para uma maior verdade desportiva.

No entanto, como qualquer outra tecnologia ou regra, se não for devidamente utilizada, de forma generalizada com acesso aos mesmos recursos ou não seguindo o mesmo livro de estilos, então aí a coisa pode ser desvirtuada. Tanto mais se aqueles que procedem à recolha de imagens e realizam as transmissões forem uma das partes interessadas nas situações a serem julgadas.

Já em devido tempo alertámos para o perigo de promiscuidade no que respeita à detenção exclusiva de direitos de imagens televisivas de um Clube face a outro, mesmo que jogando em divisões diferentes, para exibir no seu próprio canal de TV. Também por isto não é de estranhar, até pelas situações verificadas no último encontro na Luz com o Sp. Braga, que nos insurjamos contra o facto de uma entidade que fornece as imagens dos seus jogos em casa tenha a faculdade de selecionar as mesmas. Falamos aqui de alguém que fornece os meios de prova para uma decisão na qual é parte interessada. Mesmo sem entrar em desconfianças (legítimas), esta é uma situação no mínimo absurda, pois permite a faculdade de ser julgado através de algo cujas provas o próprio pode condicionar. Mais preocupante ainda é quando assistimos ao último jogo dos nossos rivais frente ao Sp. Braga, as imagens para análise de uma situação de fora de jogo ocultam, numa primeira exibição, o jogador defensivo mais atrasado e suprimem as habituais linhas de fora de jogo que vinham a ser utilizadas nas transmissões da BTV.

Sem colocar em causa a utilidade e bondade do VAR, não restam dúvidas de que a sua utilização e os princípios pelo qual se rege têm que ser afinados, não permitindo que, a quem é parte interessada numa decisão, possa ter a possibilidade de manipular o elemento de prova que a vai suportar. As regras têm que ser iguais para todos os intervenientes e, nas diversas situações, bem como o tipo de realização e de imagens que se disponibiliza ao VAR. Esta situação é tanto ou mais preocupante quando se trata dos suspeitos do costume e que os últimos acontecimentos com e-mails e SMS’s, depois do caso vouchers, vieram reforçar a dúvida e a suspeição. 

Por falarmos de alguém que parece ter um regime de excepção num Estado de Direito, o nosso receio pela prática que vimos assistindo é ainda maior. Quando se negam as evidências com a maior das latas e se goza com a situação, é porque alguém se coloca acima das leis e regulamentos e viva numa impunidade total. O caso das claques vermelhas, aquelas que se dizem inexistentes mas que os próprios reconhecem em documentação própria, como é o caso de recibos de bilhetes de época, é de bradar aos céus. Mesmo tratando-se de diabos e outros sem nome, facto que nem os torna invisíveis e muito menos inexistentes. 

Não deixaremos que nos tratem como papalvos quando está à vista de toda a gente a ilegalidade e violação de regulamentos a que vimos assistindo, com os seus infractores a rirem-se na cara de todos, sem que as autoridades façam aquilo que é o mais elementar e que todos esperam que é, tão só, que a lei seja cumprida. Pouco nos interessa se estes temas queimam nas mãos daqueles que têm poder nestes domínios. A aplicação da lei não se pode reger por calendários eleitorais ou de qualquer outra espécie.

Faremos ouvir a nossa voz sempre, em defesa do Estado de Direito, da transparência e da verdade desportiva, e continuaremos a denunciar todas estas situações com as quais não podemos nem vamos compactuar.

Boa leitura!