Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

VARdade Desportiva

Por Jornal Sporting
31 Ago, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3639

A contragosto, com muitas resistências e desconfianças por parte de alguns, o VAR (vídeo-árbitro) foi introduzido esta época na Primeira Liga, tendo o nosso Clube sido um dos seus principais entusiastas e um dos que mais se bateu, e bate, pelo recurso às novas tecnologias que possam auxiliar o trabalho dos árbitros, contribuindo para a verdade desportiva.

Cada jornada que passa, e já vamos na quarta, é por de mais evidente o contributo do vídeo-árbitro, rectificando ou ratificando decisões, ou alertando as equipas de arbitragem para lances que estas não conseguem descortinar. O jogo do último domingo em Alvalade foi, com o contributo do VAR e no que respeita à emoção, electrizante, provocando “picos cardíacos”.

Aqueles que olham, cepticamente, para o VAR e o acusam de retirar emoção ao jogo e à festa do golo tiveram uma demonstração de que assim não é. A emoção existe e a incerteza também, só que agora de forma diferente. No entanto, não tão diferente assim, uma vez que não foram poucas as situações em que, sem tecnologias auxiliares, uma equipa e seus adeptos celebraram um golo e, segundos depois, o árbitro auxiliar chamou o árbitro principal pelo auricular e ele anulou o golo. O que agora temos acaba por ser o mesmo mas com recurso à tecnologia e com a redução do grau de erro. Por ter assistido à malfadada final da Supertaça de andebol (vitória justa do ABC), que teve lugar na cidade de Mêda, não pude assistir ao vivo à partida frente ao Estoril Praia pelo que o acompanhei através do relato na rádio, na viagem de regresso a Lisboa. A emoção, a incerteza, a frustração e o rejubilar foram condimentos que o VAR não roubou, antes pelo contrário, neste caso em concreto, até exacerbou.

Nos últimos minutos do jogo Sporting 2 – Estoril 1, Bast Dost converte um excelente golo de cabeça e mata o jogo, os jogadores celebram e os adeptos exaltam…não, não é golo, o VAR anula por posição irregular de Piccini no início da jogada, assinalando, e bem, o respectivo fora-de-jogo. Poucos instantes depois, contra-ataque do Estoril e balde de água fria em Alvalade, os canarinhos igualam nos segundos finais o marcador, no relvado os jogadores da “Linha” saltam e abraçam-se euforicamente enquanto que nas bancadas, no rosto dos nossos adeptos, e no relvado, no dos nossos jogadores, o ar de desalento não poderia ser maior. Jorge Jesus exprime gestual e energicamente no banco de suplentes todo o seu desagrado… morrer na praia com o Estoril. “Calma!” diz o relatador, “fizeram-me aqui sinal de que poderá ter existido fora-de-jogo…e há mesmo, o VAR anula o golo. É impressionante, grita-se em Alvalade como se se tivesse marcado um golo!!!”.

A VARdade é a verdade desportiva que aqui permitiu que a justiça do resultado fosse reposta, com duas situações, uma para cada lado, pela mesma irregularidade e ambas correctas. E se não houvesse VAR, como seria?

Se o vídeo-árbitro tem muitas virtudes, a sua utilização parece não aproveitar todo o seu potencial com algumas cores (será o VAR daltónico?), conseguindo ter uma visão de águia em lances dificílimos de escrutinar e de cegueira completa em lances à vista de toda a gente. Se já nos impressiona a equipa de arbitragem não assinalar esses lances, será que os competentes árbitros que estão em frente ao écran têm a tecnologia aVARiada?

Apenas uma simples coincidência, por certo, o apagão do VAR em quatro jogos consecutivos, relativamente a Eliseu. Eu, que também ando de moto, posso-vos assegurar que ele não joga de Vespa. Andei na tropa e sei bem que ele é um blindado e com lagartas, que passa por cima de tudo e de todos destruindo tudo à sua volta, e fica incólume porque…é blindado! Agora quem… deixo este quiz para os nossos leitores resolverem. E a agressão de Pizzi sobre Francisco Geraldes, o que dizer?

Boa leitura!

P.s. Em tempo de paragem para os trabalhos da Selecção Nacional é com agrado que mais uma vez registamos que somos o Clube que mais jogadores cede (seis) e aquele que mais jogadores formou (12). Ao fim das quatro primeiras jornadas, continuamos invictos e na liderança do campeonato, depois de termos assegurado o apuramento para a fase de grupos da Champions. Para quem está em crise e em guerrinha permanente, nada mau, pois não?