Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A Voz é dos Sócios

Por Jornal Sporting
21 Set, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3642

No próximo dia 29 de Setembro terá lugar a Assembleia Geral (AG) Ordinária para aprovação das contas do nosso Clube, relativas ao exercício de 2016/17 e cuja convocatória publicamos na presente edição do nosso Jornal. A participação dos Sócios nas AG’s é simultaneamente um direito e um dever, sendo a sua presença sinal do dinamismo e da vitalidade do Clube. Este é também o espaço privilegiado e por excelência para os Sócios se exprimirem, esclarecerem as suas dúvidas e fazerem ouvir a sua voz no local realmente indicado.

As contas que irão ser submetidas à aprovação marcam curiosamente o final, e o início, de um novo mandato. Poucos por certo acreditariam nos primeiros meses de 2013, ano em que o Clube no final desse exercício apresentou resultados negativos de cerca de 3,8 milhões de euros que os resultados no ano seguinte, fossem de 4,5 milhões de euros positivos e assim continuassem até hoje. Isto em anos em que se recuperou o Clube, se reforçou o investimento, se aumentou o património e se conferiu maior competitividade às nossas modalidades. 

De uma situação de pré-falência foram criadas condições para garantir a sustentabilidade necessária ao Clube. De cerca de 90 mil Sócios passámos já a barreira dos 160 mil, a par de um acréscimo das modalidades praticadas que passaram de 35 para 54. 

Mas não se pense que tudo são rosas e que existe um milagre da multiplicação! Não, este não existe de facto! Esta é a verdade e é necessário que os Sócios e adeptos disso tenham consciência. Os resultados têm sido positivos, e tal como a palavra indica é um bom sinal, mas também é uma realidade que têm decrescido por força de um maior investimento e competitividade das nossas modalidades. Ou seja, para mantermos este nível, o mesmo só é possível com o contributo e esforço dos Sócios e adeptos. Como é sabido, com a reestruturação financeira, a totalidade da receita das quotizações reverte para o Clube e com isto se financia as modalidades. Por isso é vital converter adeptos em Sócios e que estes cumpram a sua obrigação de manterem regularizadas as suas quotas. A bilhética é outra fonte importante de receita e aí uma vez mais os Sócios e adeptos têm um contributo decisivo. Caso contrário, os Sócios terão que repensar o que querem com as suas modalidades.

De destacar ainda que regressámos às grandes conquistas Europeias: Taça CERS, em hóquei em patins; Taça dos Clubes de Campeões Europeus, em atletismo feminino; e Taça Challenge, em andebol. Em termos de Champions fizemos o pleno, a primeira vez que acontece em clubes portugueses com o apuramento de todas as modalidades ditas profissionais que competiram na época anterior (andebol, hóquei em patins e futsal). Se há quem pense que ficamos por aqui enganam-se porque temos ainda o atletismo, o judo, o ténis de mesa, o goolball…

O nosso Clube é a nível Europeu o terceiro com mais títulos internacionais: são 25 aqueles que foram conquistados por quatro diferentes modalidades. 

Poderíamos ter ficado por aqui? Poder… podíamos mas não era a mesma coisa… o Pavilhão João Rocha, a casa das modalidades, marca de forma indelével aquilo que foi conseguido, materializando num espaço ímpar o anseio de tantas gerações e tudo quanto se possa dizer neste domínio pecará, por certo, apenas por defeito.

Foram apresentadas também e pela primeira vez na história do Sporting Clube de Portugal, contas consolidadas, numa prática de gestão que se pauta pela transparência, assumindo princípios de equidade e rigor de informação, permitindo a todo o momento aos Sócios conhecerem a situação real do Clube e, em função desta, tomarem aquelas que entendem ser as melhores opções. São estes mesmos princípios que fazem com que uma vez mais nesta edição publiquemos toda a informação sobre a última janela de mercado, com tudo o que diz respeito às transferências, uma prática continuada que faz do nosso Clube um bom exemplo e que deveria ser seguido pelos demais.

Boa leitura!