Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

Manto protector

Por Jornal Sporting
05 Out, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3644

A fábula do lobo bom e do lobo mau diz que ganha aquele que é mais alimentado. Quando analisamos o circo mediático percebemos bem quem é que os cartilheiros apadrinham. Vivemos cada vez mais com lobos vestidos de pele de cordeiro.

Há uma perseguição sem fim, uma campanha negra orquestrada contra o Presidente Bruno de Carvalho e consequentemente para o nosso Clube. É por demais evidente que os mesmos factos quando envolvem BdC ou outra personagem rival, têm tratamento diferenciado. Se forem positivos, o mérito não é seu, se forem negativos (ou mesmo neutros), os feitos são hipervalorizados. Com os rivais passa-se precisamente o oposto.

Na Assembleia-Geral (AG) da última sexta-feira, Bruno de Carvalho alertou para a tomada de consciência sobre a gravidade do que se está a passar. As suas palavras não poderiam ter sido mais salomónicas, pois, nesse mesmo dia, outra AG tinha lugar na Luz.

Duas AG’s aparentemente similares, com agendas semelhantes e intervenientes de diferentes sensibilidades. Quanto ao interesse mediático, este existiu mas o tratamento tendencioso verificado deveria envergonhar alguns daqueles que são portadores da carteira profissional de jornalista e já não falo de cartilheiros (alguns até acumulam) porque estes, como se sabe, estão a soldo.

Os pretensos arautos da moral e bons costumes, os últimos guardiões do templo, se tivessem um mínimo de coerência já teriam voltado a discorrer sobre dirigentes rascas face ao ocorrido na AG da Luz mas mudando o alvo e alterando a fotografia da personagem.

Em Alvalade, como é apanágio do Clube, viveu-se um clima pacífico com livre opinião, numa demonstração clara de respeito, liberdade e democracia. Diferentes sensibilidades, alguns foram mesmo oponentes nas últimas eleições. Usou da palavra quem entendeu e para além dos 3 minutos regulamentados. Ouviram-se elogios e críticas, escutados em silêncio e com igual respeito. As contas foram aprovadas praticamente por unanimidade (mais de 97%).

Do outro lado, os relatos que nos chegam, são a antítese do que se passou na nossa AG. Entre vários impropérios e agressões, ficou no ar que a exibição da “águia vitória” foi substituída pelas “cadeiras voadoras”. O líder máximo daquela instituição utilizou palavrões e impropérios, uma linguagem só audível com uma bolinha da cor das vestes do seu clube.

Estão os nossos leitores recordados do que foi dito e do ataque vil feito ao Presidente Bruno de Carvalho, acusado e enxovalhado, após ter sido divulgada uma conversa privada? Esta obtida de forma ilícita através de gravação não autorizada que, como se sabe, é crime e com o acordo prévio dos presentes em não a divulgarem (off the record)? Pois bem, o presidente do rival da Luz na última AG utilizou, perante os sócios daquele clube, um chorrilho de palavrões que os próprios divulgaram nas redes sociais. E o que é dito na nossa comunicação social? Nada ou praticamente nada!!!

A diabolização que fazem de Bruno de Carvalho em contraste com as declarações de Filipe Vieira demonstram bem o manto protector que abafa, esconde e protege tudo o que diz respeito ao responsável máximo do clube rival e seus acólitos.

Quando se fala dos apelos do Presidente da FPF quanto ao clima hostil que se vive no futebol, o que é que observamos? O Presidente do Sporting a contribuir para a pacificação do futebol português, normalizando relações com instituições e seus líderes. Esta foi evidente através da presença nos últimos jogos, sentados a seu lado, dos presidentes do Marítimo e do FC Porto.

Em contraponto, lembram-se qual foi a resposta de Luís Filipe Vieira ao convite de Bruno de Carvalho para assistir, na Tribuna de Alvalade, ao último Sporting – Benfica? Foi um retundo não! Isto após na véspera ter sido assassinado mais um adepto Sportinguista. Como se não bastasse, teve ainda o despautério de no final do jogo ter proferido à imprensa declarações ofensivas para com o nosso Presidente, pelas quais foi já condenado pela justiça desportiva.

O que relatamos são apenas factos! Há que estar mais do nunca alerta, porque aquilo que parece nem sempre é! Sobretudo quando fazem parte de campanhas negras e maquiavélicas, preparadas em surdina para tentarem acabar com Bruno de Carvalho e com o nosso Clube.

Boa leitura!