Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Onda Verde Solidária

Por Jornal Sporting
19 Out, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3646

O Sporting Clube de Portugal é uma Instituição de princípios, valores, socialmente responsável e solidária. A Fundação Sporting é uma das partes mais visíveis que corporizam este seu desiderato.

O nosso verde é e será sempre a cor da esperança. É com ele que colorimos a nossa camisola, a natureza e as nossas florestas. Este foi o mote que nos guiou na passada semana a Oleiros e onde tivemos oportunidade de homenagear os bombeiros e as gentes locais martirizadas pelos fogos florestais.

Ainda as feridas não estão saradas e somos de novo assolados por mais uma tragédia horrível que envolveu de novo o nosso país em chamas, com muitos a perderem os seus entes queridos, as suas casas, os seu bens, vivendo dias e horas de horror. Os cenários que vivemos e assistimos são dantescos. Todos temos que fazer para minimizar os seus efeitos nefastos e contribuir para que se tomem medidas para impossibilitar ao máximo que se volte a repetir.

É com o coração ferido, com uma dor imensa que nos vemos de novo neste cenário horrível mas temos que encontrar forças, ser resilientes tornando o verde da esperança mais vivo e a colorir progressivamente todo o manto preto que nos cobre. 

O Sporting Clube de Portugal e a sua Fundação decidiram uma vez mais tocar a reunir e manter viva a onda verde solidária, pelo que no próximo Domingo irão promover uma recolha de bens de primeira necessidade para levar aos nossos bombeiros e às populações mais afectadas por todo este flagelo. 

Poderá encontrar informação mais detalhada sobre esta acção nas plataformas de comunicação do Sporting. No entanto, deixamos aqui algumas mais relevantes para todos aqueles que queiram contribuir. Os bens deverão ser entregues junto às portas do Estádio José Alvalade por ocasião do jogo frente ao Desportivo de Chaves. Aqueles que por qualquer razão não possam ir ao Estádio ou estejam noutra região do país poderão também juntar-se a esta onda verde solidária, entregando em qualquer parte do país o seu contributo junto de um dos Núcleos do Sporting Clube de Portugal.

Paralelamente a Fundação Sporting tem a decorrer desde sexta-feira passada, até ao final de Outubro a Onda Rosa, o mês de sensibilização para a prevenção do cancro da mama. No próximo jogo em Alvalade será assinalada esta iniciativa que conta com o apoio de diversos parceiros e que irá proporcionar até 31 de Outubro, a todas as Sócias do Sporting Clube de Portugal que se deslocarem aos Hospitais e Clínicas CUF de Alvalade, Descobertas, Infante Santo, Porto e Viseu fazer este diagnóstico precoce gratuito.

Tudo isto leva-nos a sublinhar a importância de perceber o que realmente é importante na vida e separar o essencial do acessório. A propósito, o Presidente Bruno de Carvalho no passado fim-de-semana no Núcleo de Vendas Novas afirmou: “continuarei a defender o Sporting com todas as minhas forças e ou nos unimos de vez ou não valerá a pena. O Clube chegará onde nunca chegou se rumarmos para o mesmo lado”. Como bem diz Bruno de Carvalho é tempo de rumarmos todos para o mesmo lado e juntos defendermos os supremos interesses do Clube em tempos difíceis em que todos necessitamos de todos para atingirmos os objectivos que almejamos. 

Tudo isto não significa unanimismo, falta de crítica construtiva ou gostarmos uns dos outros mas também não pode permitir que se continue com guerras estéreis, guerrilhas de poder pelo poder, terrorismo de escárnio e maldizer sem um pingo de decência que só alimenta os interesses dos nossos adversários. Quem ainda não o fez tem que, por mais que lhe custe, aceitar aquela que foi a vontade expressiva da maioria dos Sócios quanto a quem querem à frente do Clube. 

Acreditamos que estas acções solidárias sejam um bom pronúncio, permitindo perceber melhor aquilo que é realmente importante e o que se pode alcançar quando rumamos todos no mesmo sentido. Assim caminharemos no rumo certo para alcançarmos juntos a glória. 

Boa leitura!