Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

“Matemática: os alunos pioram com os anos”

Por Jornal Sporting
07 Dez, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3653

Uma notícia publicada a 5 de Outubro de 2017 no Expresso online dava conta dos “resultados muito fracos e preocupantes (...) da generalidade dos desempenhos dos alunos do 5.º e 8.º anos nas áreas testadas no último ano lectivo pelas novas provas de aferição…”. A mesma notícia acrescentava que, relativamente aos resultados de Matemática, “mais uma vez ficou evidente que pioram à medida que os alunos avançam no sistema ou que a matéria fica mais complicada”.

Estes resultados levam-nos a compreender algo que, à partida, tínhamos dificuldade em entender: a razão pela qual os nossos eternos rivais se enganam sempre nas contas. Desde logo, com a data da sua fundação e, agora, mais recentemente ao afirmarem que o seu periódico é a publicação desportiva mais antiga de Portugal, quando acaba de completar 75 anos de vida. De facto, é uma bonita idade e aqui os felicitamos, pois sabemos o quanto é difícil manter uma publicação com tão longa longevidade, atravessando diferentes períodos históricos e convulsões.

O que custa a perceber é a vontade infantil de os nossos rivais quererem ser, ou parecer, mais velhos. Tal como os miúdos que nunca dizem a idade que têm, mas sim a que vão fazer, assim se comportam as gentes da Luz. 

Com a experiência e saber aprendido ao longo de quase um século de existência, temos a obrigação de partilhar o “saber” com os mais novos e, ainda mais, quando estudos recentes revelam problemas de aprendizagem, nomeadamente a Matemática e Português.

Para que não restem dúvidas, e para que possam aprender alguns cálculos simples, (admitimos que pelos resultados do estudo apresentado, estes cálculos possam ser complicados para os nossos rivais), vamos explicar as operações passo a passo. Então comecemos pela data de fundação do Boletim Sporting a 31 de Março de 1922. O ano em que vivemos é 2017. Assim sendo, o número de anos percorridos entre 1922 e 2017, foram…? 

Primeiro passo, têm de fazer uma conta de subtração (atenção: não nos tirem 21 anos porque, assim, de facto ficam mais velhos do que nós), calculando a diferença entre 2017 e 1922, o que dá 95 anos. 

Segundo passo, tendo o periódico vermelho 75 anos, temos de perceber se este número é menor (<), se é igual (=), ou maior (>) do que 95 anos. 

De facto, podemos verificar que 75<95 ou que 95>75. Assim, não restam dúvidas de que o Jornal Sporting é a publicação de clubes mais antiga de Portugal. Mas para que se saiba, é também o mais 'velho' da Europa! No próximo ano, mantém-se a mesma lógica 96>76.

Acredito que, nos seus números habituais de ilusionismo e de manipulação, ainda vão argumentar com a alteração do nome de Boletim para Jornal. Aliás, esta é uma prática que parece estar a fazer escola… A alteração de designações parece que dá subtração automática, e terá sido isto que, provavelmente, inspirou a FPF, que suprimiu os nossos quatro primeiros títulos de Campeão de Portugal, dos 22 títulos nacionais que realmente conquistámos. Estas situações vêm, mais uma vez, evidenciar que aos problemas da Matemática se juntam também os de Português, e que ambos são gravíssimos.

Pelo nosso lado, continuaremos, ano após ano, a acrescentar apenas um, e só um, à nossa idade. Nas nossas páginas continuaremos a relatar os feitos da maior potência desportiva nacional, que é o nosso Clube. Assim o fazemos desde 31 de Março de 1922.

A todos aqueles que ao longo destes 95 anos permitiram que chegássemos até aqui, fica o nosso profundo reconhecimento e a garantia de que tudo faremos para honrar este legado único do património Leonino e da imprensa desportiva mundial.

Boa leitura!