Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Fazer justiça a Peyroteo

Por Jornal Sporting
10 Mar, 2018

Mensagem do Presidente Bruno de Carvalho no Suplemento do Jornal Sporting dedicado ao emblemático avançado verde e branco

Fernando Peyroteo foi a mais fantástica ‘máquina goleadora’ que o futebol conheceu até aos dias de hoje. Olhe-se para os números conseguidos pelo avançado do Sporting Clube de Portugal ao longo das 12 épocas em que jogou envergando a camisola do Sporting CP e compare-se: ninguém o iguala! E se o futebol teve, e tem, avançados absolutamente magníficos!

O melhor rácio entre jogos de Campeonato (189) e golos (309) ainda hoje lhe pertence, com a impressionante média de 1,6. Mais: na história deste jogo, apenas outros quatro avançados superaram a média de um golo por desafio, embora ficando bem baixo dos números de Peyroteo. Schlosser (1,3), Langara (1,17), Takacs (1,1) e McGrory (1,0) acompanham-no neste quadro de honra Mundial.

Tem, ainda hoje, um outro recorde, o de nove golos num só jogo, algo que nunca foi igualado nas principais ligas mundiais. E deteve, entre 1942 e 2015, o penta (cinco golos) mais rápido da história, num Sporting-V. Guimarães, feito apenas superado por Lewandowski precisamente em 2015, num Bayern Munique-Wolfsburgo.

É disto que falamos quando o assunto é Fernando Peyroteo. E é por isso que o Sporting Clube de Portugal pretende ver a Federação Portuguesa de Futebol a reconhecer e a promover estes feitos extraordinários, por forma a que a FIFA faça justiça ao perpetuar o seu nome como o do jogador com melhor rácio jogos/golos na história do futebol.

Peyroteo jogou num tempo em que o futebol não era televisionado. Em boa medida, esta falta de reconhecimento mundial pode prender-se com isso. Mas os números não carecem de imagens e o Sporting Clube de Portugal nunca deixará que tais feitos caiam no esquecimento. Por isso assinalamos o centenário do seu nascimento atribuindo-lhe o eterno número 9 de sócio, decisão aprovada e aclamada na Assembleia Geral de 3 de Fevereiro. Por isso mudaremos o nome da Tribuna Centenário para Tribuna Peyroteo a partir do dia 18 de Março, dia do Sporting-Rio Ave, a contar para a Liga NOS.

Peyroteo deixou o futebol ao fim de 12 anos. Com 332 jogos oficiais e 540 golos marcados. Despediu-se jogando na melhor linha avançado do Mundo, os Cinco Violinos, ao lado de Travassos, Albano, Vasques e Jesus Correia. Em três anos marcaram 1211 golos pelo Sporting Clube de Portugal. 

É por tudo isto que Fernando Peyroteo tem que ser reconhecido, com toda a justiça, como o maior goleador da história do futebol mundial!    

Bruno de Carvalho
Presidente do Sporting Clube de Portugal

Leia mais aqui.