Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Glória sobre rodas

Por Jornal Sporting
04 Jun, 2018

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3679

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória! Foram estas quatro palavras, tantos quantos são os anos desde que este Conselho Directivo deliberou que o hóquei em patins regressasse enquanto modalidade oficial. Neste percurso sobre rodas foi-se trilhando o caminho do sucesso que marcaram o regresso do hóquei em patins, conquistando-se uma Taça CERS, uma Supertaça, uma Elite Cup e neste último sábado, no melhor dos palcos, na nossa Casa das Modalidades, o título mais desejado: Campeões Nacionais, pela oitava vez.

Foi um Pavilhão João Rocha que nesta sua primeira época de existência já se tornou na Casa dos Campeões, consagrando o voleibol, o andebol e agora o hóquei em patins com as bancadas repletas e vibrantes num apoio incessante à nossa equipa que se bateu estoicamente.

Neste jogo decisivo frente ao FC Porto, a nossa equipa entrou determinada, demonstrando mais crer e querer para alcançar o título que há tanto lhe fugia, o que se foi materializando na sua postura em campo e na alteração do marcador. Com atitude e compromisso, os nossos bravos Leões foram os primeiros a marcar. Apesar de a superioridade, este foi um jogo muito competitivo e o FC Porto conseguiu a igualdade, resultado com que se foi para intervalo. Na segunda e decisiva parte, o Sporting aumentou o marcador para 2-1, depois para 3-1, o FC Porto reduziu para 3-2, fizemos o 4-2 e o resultado final ficaria em 4-3, com o Sporting Clube de Portugal de novo Campeão! Parabéns a toda a estrutura do hóquei em patins: dirigentes, equipa técnica, jogadores e staff! Orgulho Campeões!

Dizem que a história não se repete, mas não deixo de registar algumas curiosidades. Tal como esta época, também há 30 anos defrontámos o FC Porto e o Benfica nos derradeiros encontros, este último na jornada final. Frente ao FC Porto, com a coincidência de se ter verificado a vitória por igual resultado (4-3).

Passaram 30 anos desde a última conquista desta mítica modalidade, tantos anos sem podermos assistir ao deslizar dos patins, num desporto tão querido dos Sportinguistas e que faz parte do imaginário infantil de muitos de nós. Muito se fez nestes últimos quatro anos para colocar o hóquei em patins no lugar que por direito próprio é o seu. Dois nomes têm que ser, por uma questão de elementar justiça, aqui salientados pela sua resiliência e determinação para alcançar de novo o patamar cimeiro, o Presidente Bruno de Carvalho e o director Gilberto Borges.

Agora que nos reencontramos com a glória também no hóquei em patins, queremos manter-nos neste patamar, num projecto global que tem sido levado a cabo num Sporting Clube de Portugal eclético, competitivo e ganhador.

Recordemos aqui alguns títulos de campeões nacionais, numa altura em que estamos a escrever umas das páginas mais gloriosas das nossas modalidades nos quase 112 anos de história. 

O voleibol masculino foi de novo campeão nacional e o feminino campeão da divisão que lhe permitiu ascender à segunda nacional. No andebol, bicampeões nacionais e como temos vindo a aqui a exaltar, também o hóquei em patins conquistou de novo o título máximo a nível nacional.

Mas não se ficam por aqui as conquistas. O futebol feminino, regressado na passada época, conseguiu a “tripleta” fazendo o pleno: bicampeonato, segunda Taça de Portugal consecutiva e Supertaça. Também no feminino, o Rugby repetiu “bi” no campeonato e na Taça de Portugal.

No ténis de mesa, o “tri” campeonato e a Taça. Na natação, o “hexa” Campeões. Na ginástica mais títulos, tendo pela primeira vez um atleta do Sporting conquistado um título europeu para Portugal, Diogo Ganchinho nos trampolins. Mas há mais, muito mais, nas modalidades de combate e em tantas outras que o espaço não nos permite pormenorizar.

Quanto ao atletismo, além dos títulos nacionais, destacamos a proeza inédita alcançada nesta época, TRÊS títulos de Campeões Europeus, dois femininos e um masculino. No que diz respeito a títulos europeus, também o goalball juntou aos títulos nacionais o de Campeão Europeu.

São já 29 títulos Europeus, sete nos últimos cinco anos, que nos têm permitido fazer primeiras páginas onde glorificamos os feitos do Sporting Clube de Portugal. Todo este sucesso não é fruto do acaso e é fiel ao destino traçado em 2013, porque “a sorte dá muito trabalho”!

Boa leitura!