Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Aprendi muito aqui, como pessoa e jogador"

Por Jornal Sporting
14 Out, 2016

Rodrigo Tello, um dos elementos que fez parte da equipa campeã nacional em 2002, voltou à Academia para visitar um sítio onde foi feliz

O golo de livre directo ao FC Porto é talvez a primeira memória que os Sportinguistas têm quando se fala de Rodrigo Tello. Ora lateral, ora extremo esquerdo, o chileno esteve em Alvalade por mais de seis épocas, tendo sido parte da equipa leonina que se sagrou campeã nacional em 2001/2002. Agora, voltou a Lisboa e, como não podia deixar de ser, visitou o sítio que considera quase familiar.

"Estou muito feliz por voltar a casa. Acho que, desde a altura em que cheguei até 2007, aprendi muito aqui, como pessoa e jogador. A nível futebolístico, mas muitos valores também. O Campeonato que vencemos foi muito bom, mas parece mentira que tenha sido o último que o Clube ganhou. Pela qualidade que o Sporting CP tem, já devia ter acontecido mais vezes. O ano passado ficou perto e espero que esta época aconteça", começou por dizer, lembrando também alguns momentos menos bons, mas que depressa são ultrapassados pelas memórias positivas: "O momento mais triste da minha carreira foi perder a final da Taça UEFA, depois de perder o Campeonato, mas de resto são muitas lembranças felizes que se sobrepõem".

O antigo jogador chileno, depois dos anos de leão ao peito, diz ter continuado sempre a seguir o Sporting CP, até porque houve vários compatriotas que lhe foram pedindo opiniões. "Acompanhei sempre o Clube. Houve vários jogadores que falaram comigo e me pediram conselhos, como o Valdés, o Matías Fernandes ou o Rubio. Sempre lhes disse que era um Clube grande, com uma Academia muito boa e adeptos incríveis. É uma equipa que dá todas as capacidades para os jogadores desfrutarem o máximo", afirmou, ele que, depois do final da carreira, se dedicou a projectos diferentes, mas alguns ainda ligados ao futebol.

"Terminei a minha carreira e actualmente tenho os meus negócios no Chile, em que abri um hotel, mas o projecto principal está relacionado com a representação de jogadores jovens. Já tenho alguns aqui, em Portugal, e quero trazer mais para a Europa para que no futuro próximo se possam destacar", concluiu. 

A iniciativa, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Atleta, teve como principal objectivo prosseguir a aproximação do Clube entre o passado ao seu presente e futuro. André Geraldes, responsável do gabinete, explicou isso mesmo. "Trazer de volta estes grandes jogadores, que nos deram títulos, é um dos objectivos do nosso departamento. O Tello está aqui a passar na Academia no sentido de se poder relembrar dos tempos que por cá passou. Foi um dos que presenciou a inauguração deste espaço e estava a dizer-me que sentiu algumas mudanças e modernizações, e isso é bom. É importante pensar no presente e no futuro, mas também não esquecer aqueles que nos deram títulos, e é nesse lote que o Tello se enquadra", constatou.