Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leões associam-se aos Comandos em missão na RCA

Por Jornal Sporting
05 Jan, 2017

O Sporting CP doou mais de 2500 peças de material desportivo à missão dos Comandos na República Centro-Africana

Se há língua capaz de unir vários povos e culturas e de fazer desvanecer as diferenças que daí advêm, essa língua é o desporto. O futebol, como modalidade rainha à escala planetária, tem assim uma dimensão significativa e, por isso mesmo, o Sporting CP assumiu mais uma vez a sua vertente social ao realizar uma iniciativa em conjunto com os Comandos portugueses. Ao partirem neste mês de Janeiro em missão para a República Centro-Africana, país envolvido num clima de instabilidade muito grande, os militares nacionais levarão consigo mais de 2500 peças de material desportivo, sobretudo equipamentos para jovens, para distribuírem pela sociedade civil local.

Frederico Varandas, actual director clínico dos leões e capitão do exército português, foi quem fez a ligação entre as partes e tornou possível a acção. Para o médico verde e branco, este tipo de iniciativas é bastante importante para a integração dos Comandos num contexto complicado e o Clube leonino demonstrou os valores por que se rege ao associar-se a esta causa. "Como oficial do exército e médico que já representou uma missão destas, sei o que é lá estar. O Tenente Coronel Paulino perguntou-nos o que podíamos facultar porque estes homens têm de ser bem acolhidos pela população civil e pequenos gestos como presentes ajudam a melhorar essa relação. O futebol tem muita força, nomeadamente o português, existindo o Cristiano Ronaldo e o Sporting CP sendo o seu Clube formador, ainda mais", assumiu Frederico Varandas.

O Tenente Coronel Paulino, acompanhado por vários militares - todos eles afectos ao Sporting CP -, agradeceu o gesto dos leões e reforçou a relevância que o mesmo tem, não só para os elementos que vão na missão, como para as crianças africanas, que vivem numa realidade bem distinta da portuguesa. "Para nós é uma honra termos o Sporting CP a associar-se a uma missão de extrema importância, uma missão universal, e com especial incidência nos militares Comandos. É um gesto de união e que vamos levar para a República Centro-Africana, que se trata de um país de extremas dificuldades, com uma população muito desfavorecida. Este gesto levará certamente muitos sorrisos às pessoas, nomeadamente aos mais jovens, que lá vivem", explicou.