Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Pavilhão Carlos Lopes abre as portas renovado

Por Jornal Sporting
18 Fev, 2017

Reabertura oficial do mítico pavilhão lisboeta no dia do 70.º aniversário do campeão olímpico leonino contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa

Dia de festa e de gala para a cidade de Lisboa e para o país.

O Pavilhão Carlos Lopes reabriu portas ao público, completamente renovado, uma vez que se encontravam sem utilização e ao abandono desde 2003. A cerimónia decorreu, precisamente, no dia em que a lenda viva do desporto leonino e português que dá nome à igualmente emblemática sala de espectáculos (desportivos, culturais e até de eventos políticos) comemora o seu 70.º aniversário. Vicente de Moura, vice-presidente do Sporting Clube de Portugal, não faltou ao evento.

Ainda não eram 17 horas e já nas imediações do espaço, agora verdadeiramente dignificado e aberto aos lisboetas e portugueses que o queiram visitar, se via uma mole humana a nada querer perder do acontecimento que o edil local, Fernando Medina, apelidou de "dia especial para a cidade", por se tratar do momento da devolução do pavilhão à cidade e ao país.

O primeiro-ministro (PM), António Costa, também presente na cerimónia, agradeceu não apenas à Associação de Turismo de Lisboa e à Câmara Municipal – como responsáveis pela obra de reabilitação – mas, acima de tudo, a quem desde 1984 viu o seu nome ser atribuído ao espaço antes conhecido como Pavilhão dos Desportos e, antes disso, como Pavilhão de Festas e Exposições.

Leonor Moniz Pereira, filha de Mário Moniz Pereira, treinador de Carlos Lopes e a lenda que deu origem a outra, também não podia ter faltado à reabertura e, à conversa com o Jornal Sporting, contou a história que, entre o pai e o homenageado, mais a tinha marcado. "Foi pouco antes dos Jogos de Montreal [n.d.r.: 2.º lugar na Maratona e que para o PM português foi o mais comovente momento, mais ainda que o ouro em Los Angeles], Carlos Lopes tinha ido ao médico, que lhe diagnosticou uma tuberculose. O Carlos ligou ao meu pai, que lhe disse: 'Olha, eu não sou médico, mas podes ter muita coisa, menos tuberculose. Aos treinos que tens feitos e os tempos que tens tido, se estivesses tuberculoso já tinhas caído para o lado' [risos]. No final das contas, tinha apenas uma espinha na garganta, pois tinha comido peixe ao almoço nesse dia...", recordou a filha do homem que proporcionou os primeiros momentos de (prata e) ouro para Portugal na mais importante prova desportiva à escala planetária.

A cerimónia contou ainda com a presença de outras figuras nacionais, não apenas do desporto. O tenente-coronel Vasco Lourenço, o deputado Ribeiro e Castro, o actor Victor de Sousa, a empresária Margarida Martins, a arquitecta Helena Roseta, a vereador da CML Ricardo Sá Fernandes, bem como os atletas Bessone Basto, Aurora Cunha e, claro, Rosa Mota: "Está um pavilhão lindo! Há muito tempo que um espaço como este merecia um projecto destes, para além do Carlos Lopes merecê-lo mais que todos. Já lhe dei um beijinho de corrida, pois o dia é dele. Está duplamente de parabéns", disse.

Carlos Lopes teve a palavra final. O campeão olímpico agradeceu a honra e, acima de tudo, um obrigado especial: "Ao Sporting CP que me deu tudo e mais qualquer coisa", momento para a ovação da noite. "Deu-me todas as condições e um treinador extraordinário. Por ter investido e continuar a investir numa modalidade difícil, mas que me faz continuar a querer fazer parte desta juventude de futuro".

Estas e outras histórias sobre a reabertura do mítico espaço na próxima edição do Jornal Sporting, nas bancas a 23 de Fevereiro.