Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Duas horas e meia de debate presidencial

Por Jornal Sporting
24 Fev, 2017

Bruno de Carvalho e Pedro Madeira Rodrigues estiveram na noite de quinta-feira na Sporting TV no único debate televisivo entre candidatos à presidência do Sporting CP

Durou duas horas e meia o primeiro e único debate televisivo entre os dois candidatos à presidência do Sporting CP, no canal de telvisão do Clube. Bruno de Carvalho (lista B) e Pedro Madeira Rodrigues (lista A) discutiram e apresentaram as ideias que apresentam aos Sócios leoninos e que irão a sufrágio no próximo dia 4 de Março.

Para além dos vários temas em análise, o confronto de ideias começou com a pergunta simples, igual aos dois candidatos: como esperam convencer o eleitorado verde e branco? O pontapé de saída, determinado por sorteio, ficou a cargo do actual Presidente, Bruno de Carvalho. "Temos um trabalho que pode ser visto por todos. Contrariámos a filosofia de desinvestimento nas modalidades. Não queremos ser premiados por nada, apenas que olhem para os projectos e não somente para nós, candidatos, mas para todos os órgãos sociais. Que votem em consciência e liberdade, mas mobilizem-se. Que a 4 de Março mostrem a força deste Clube e no final que ganhe o Sporting CP". Já Pedro Madeira Rodrigues retorquiu: "Tenho vindo a convencer os Sportinguistas à medida que vou falando com as pessoas. Mostramos que temos um projecto para o futuro e com claras diferenças para os próximos quatro anos, já com a apresentação da estrutura de futebol, com a apresentação de Lazlo Boloni na liderança e Delfim como team manager".

Entrou-se, então, no confronto de ideias para as diversas temáticas que estiveram em cima da mesa. Naturalmente, a primeira foi a do futebol. Pedro Madeira Rodrigues, que já tinha entrado na questão na sua intervenção de entrada, admitiu que o seu segredo estará na "qualidade e coesão" e no trabalho de equipa. "Teremos uma estruturas bem definida e de comunicação com os Sportinguistas e não tanto para os adversários. O objectivo é engrandecer ainda mais o Sporting CP com vitórias. Queremos acabar com o Sporting CP isolado e afastado dos órgãos de decisão", explicou, adiantando os nomes que irão compôr a sua equipa como Rogério de Brito, para os Núcleos, e Pedro Rebelo Pinto, para a área financeira. Bruno de Carvalho lembrou, por seu lado, que a estretágia de manter a equipa, com capacidade de agregação, com quatro anos de experiência, são argumentos mais que válidos. "Lembro que o Sporting CP faz parte da direcção da Liga, está envolvido em grupos de trabalho de discussão do futebol e quase 90% das nossas medidas apresentadas ao Conselho de Arbitragem foram tidas em conta, designadamente o vídeo-árbitro. Estamos presentes e não isolados. Quanto ao futebol, queremos manter o caminho que temos feito, apesar das coisas não estarem a correr como gostaríamos. No ano passado, só com muito azar e influência de terceiros não fomos campeões".

No capítulo da formação, o líder da lista A afirmou: "O Sporting deixou-se apanhar pelos nossos rivais. Sempre fomos líderes, mas fomos perdendo o comboio. Há agora uma enorme diferença do que havia no passado. Não queremos acabar com a equipa B". Já Bruno de Carvalho respondeu: "É bom lembrar que vamos em 1.º lugar nos juniores A, juvenis A e iniciados A. Em três épocas igualámos os títulos das quatro épocas anteriores. Estamos com obras de melhoramentos na Academia, no pólo EUL. Em certas convocatórias, os nossos dois rivais juntos não chegam aos nossos números".

Mudado o tema para as modalidades, o líder da lista A recordou que no seu mandato, passaram-se de 35 para 50. "Recuperámos modalidades históricas no Clube como o hóquei em patins e o futebol feminino. Tivemos a maior representação olímpica da história, criámos gabinetes médicos, psicológicos, de nutrição, de fisioterapia, estamos já a trabalhar no projecto do centro de alto de rendimento Moniz Pereira e somos uma referência no desporto adaptado, o que me toca particularmente". Para Pedro Madeira Rodrigues, foi tudo uma questão de dinheiro: "Sempre fomos um Clube muito eclético. Em ano de eleições, colocámos dinheiro nas modalidades. O Pavilhão João Rocha é uma obra de todos os Sportinguistas; Bruno de Carvalho teve o mérito de o construir, eu terei o mérito de o pagar. As modalidades são para manter".

Na área financeira, e ainda para Pedro Madeira Rodrigues, é necessário recuperar as VMOC's (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis), garantindo igualmente que os investidores que possa trazer ao Clube nunca significarão a perda da maioria do capital da SAD. "São, isso sim, para pagar o naming do Estádio. Vejo um grande interesse da parte dos investidores no Sporting CP e, acreditem, não vamos rugir: vamos mesmo morder". Bruno de Carvalho recordou os resultados operacionais dos seus mandatos, apresentando um saldo positivo de 81,6 milhões nas diferenças entre compras e vendas, ressalvando ainda um outro número: "A média de comissões pagas pelo Sporting é de 3,94%. Não existe no Mundo nenhum outro clube com estes números e isso enche-nos de orgulho".

Ao fim de 90 minutos, os candidatos acordaram mutuamente em prolongar o debate de forma a poder esclarecer os Sócios em alguns outros pontos que ainda se encontravam sem discussão, designadamente a área da comunicação, marketing e património, onde foi referido o papel e novos projectos para a televisão e site do Clube, bem como a garantia deixada por Bruno de Carvalho de que esta Direcção já ampliou o património leonino. No final, com cada candidato a dispôr de um minuto para os trunfos finais, Bruno de Carvalho explicou a importância das eleições e pediu à família leonina para que exercesse o seu direito de voto, enquanto Madeira Rodrigues apelou directamente ao voto.

Cada um dos candidatos terá ainda uma entrevista individual na Sporting TV, assim como irão responder a cinco perguntas publicadas na próxima edição do Jornal Sporting.