Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

"Os quatro títulos do Benfica devem ser retirados"

Por Jornal Sporting
16 Jun, 2017

Nuno Saraiva recorreu ainda aos regulamentos para dizer que os encarnados deviam descer de divisão

Nuno Saraiva, director de comunicação do Sporting CP, analisou, na passada quarta-feira os e-mails revelados pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco Marques, não se mostrando surpreendido com o seu conteúdo. "É apenas e só a materialização do que toda a gente suspeitava que acontecia e que se passava assim. Não sei a veracidade dos e-mails, mas há vários indícios que apontam para a veracidade dos mesmos pela forma como Pedro Guerra não desmentiu nem estranhou o conteúdo e a linguagem utilizada. Depois, aquela amnésia seletiva de que ele padeceu, nunca negando os e-mails. O próprio Benfica não nega os e-mails e prefere falar de um ataque informático, o que, em certa medida, acaba por significar também a confissão de que estas trocas de e-mails existiram. Por fim, Mário Figueiredo acabou por confirmar que a troca dos mesmos com Luís Filipe Vieira é verdadeira", começou por dizer, tendo depois continuado depois a falar sobre a postura do Benfica. 

"Representa um modus operandi muito particular de um clube, o Benfica, que parece neste momento pôr e dispor sobre tudo e sobre todos. Põe e dispõe sobre as nomeações de delegados, põe e dispõe sobre as nomeações de árbitros, põe e dispõe de classificações de árbitros e delegados e as suas avaliações. Tem, inclusive, poder através de um funcionário seu de influenciar revisões de notas de árbitros, árbitros amigos. Põe e dispõe relativamente ao então presidente da Liga, que não hesita dizer 'estou e estive sempre ao teu lado'. Como é possível um presidente da Liga tomar parte e tomar parte de um clube contra todos os outros? Isto é o aparelho do Benfica, que se estende muito além do futebol português. O peso do Benfica, o tal polvo que se fala, alastra-se e tem vários braços além do futebol português", assinalou.

Perante os acontecimentos, Nuno Saraiva defendeu que, caso se comprove a veracidade deste assunto, os encarnados deviam perder os quatro campeonatos conquistados e descer de divisão. "Se tudo for verdade e se houver uma investigação séria pelas instancias desportivas e judiciais, que houve resultados corrompidos e adulterados, má influência por parte de um clube, entendo que não pode continuar e o regulamento tem de ser cumprido no artigo 65 do regulamento disciplinar punido com a descida de divisão e multa. Se tudo isto se comprovar, os títulos nestes quatro anos devem ser retirados e não ser atribuídos a ninguém. Para a história deve ficar que houve um período em que o título não foi atribuído a ninguém porque houve alguém que o ganhou ilegitimamente", finalizou.