Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Reunião de modalidades para o II Seminário de Optimização do Rendimento Desportivo

Por Jornal Sporting
21 Set, 2017

Bruno de Carvalho marcou presença no evento e Sílvia Saiote comentou a importância do mesmo

O II Seminário de Optimização do Rendimento Desportivo reuniu 13 modalidades e seis entidades no Auditório Artur Agostinho.

Andebol, atletismo, boxe, futebol, futebol de praia, futsal, ginástica, hóquei em patins, judo, natação, pesca desportiva, taekwondo e tiro com arco não faltaram à chamada de um evento que procurou informar atletas, dirigentes e treinadores de componentes fundamentais ao rendimento desportivo: nutrição, fisioterapia, psicologia, motivação, treino de força e recuperação.

A coordenadora do Gabinete Olímpico, Sílvia Saiote, reforçou a importância deste momento de partilha de conhecimento: "É o segundo Seminário. O primeiro já tinha sido um sucesso. Foi um bom momento, juntar o Sporting CP. Em vez de serem várias ilhas, esta é efectivamente uma grande família que teve, no mesmo espaço, a possibilidade de aprender e fazer perguntas. É uma boa maneira de iniciar a época 2017/2018. Faço um balanço muito positivo. O feedback dos atletas é muito importante. Apesar de o Gabinete Olímpico se focar nos atletas de elite [58 distribuídos por 10 modalidades], queremos chegar à formação e trabalhar estes temas com os nossos jovens. Foram muitas modalidades aqui representadas, além das entidades. Estes Seminários pretendem aumentar a qualidade da preparação dos atletas. Em termos técnicos somos muito fortes. Mas, na vertente complementar, entra ao serviço a acção do Gabinete Olímpico, desde a preparação física, à nutrição, fisioterapia e motivação. Tivemos aqui a equipa do Gabinete Olímpico e mostrámos, ao detalhe, o que estamos a fazer".

A atleta do judo Sportinguista, Taciana Lima, representou os atletas na hora de avaliar o relevo do evento: "É muito importante porque junta a parte multidisciplinar do dia-a-dia. Temos feedback das respostas às perguntas dos outros e temos de querer sempre mais conhecimento, tal e qual o Presidente disse. Levamos os ensinamentos para o treino e para a vida pessoal. Quem quer uma carreira de excelência, tem de usar estas componentes multidisciplinares. Dentro de um Clube como o Sporting CP ter estas áreas é muito importante. Quem queira chegar a uma medalha, sente que tem muitas hipóteses para crescer e melhorar".

Bruno de Carvalho compareceu à iniciativa e elogiou-a, não deixando de relevar o esforço e a superação dos atletas: "É um prazer estar aqui mais um ano. Quando vou? Olha, vou à fisioterapia para entregar um adversário [diz, em jeito de brincadeira com a judoca Taciana Lima]. Temos falado do compromisso e atitude de cada um. Os fundadores do Sporting CP tiveram um lema . O Esforço, Dedicação e Devoção são atitudes e a Glória é o compromisso. Temos de saber para onde queremos ir, empenhar-nos naqueles que são os nossos valores. Estes encontros deviam começar a tentar puxar pelas pessoas, para perceberem como se atingem os sonhos, como se pode trabalhar para atingir os nossos objectivos. Fazemos uma sociedade cada vez mais mecânica e reactiva. Devemos pensar no tipo de sociedade que queremos. O atleta tem de crescer na base da motivação. Não é só o chefe, o treinador a ter de motivar a sua equipa. Deve existir o inverso. É importante não estarmos à espera que os outros façam todo o trabalho. Convido o Sporting CP a fazer um Seminário do antes de ser atleta e treinador, para se perceber o caminho que há a percorrer".

Rui Caeiro, membro do Conselho Directivo, vincou o desejo de que as modalidades do Clube continuem em trajecto ascendente: "Quero agradecer à organização. Ouvimos um conjunto de ideias e ensinamentos que ajudarão à concretização dos objectivos, por parte de atletas, treinadores e dirigentes. É um trabalho do Gabinete Olímpico que tem sido estimulado e agraciado e são indesmentíveis os resultados que temos atingido. Temos o compromisso de dotar as nossas modalidades das melhores condições para que estas possam continuar a ter a possibilidade de alcançar os resultados que todos queremos. Desejo a todos os dirigentes, atletas e técnicos uma época de 2017/2018 com muito sucesso e que, com a sorte que precisamos, acreditamos que possa cumprir os objectivos propostos".