Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Abertura de novo Curso de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

Por Jornal Sporting
25 Set, 2017

Sporting CP iniciou o projecto em 2013, sendo pela segunda vez financiado pelo IEFP

Grande parte do ano lectivo iniciou-se na segunda e terceira semanas de Setembro, mas o dia 25 de Setembro fica marcado na história do Clube pela inauguração do III curso de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva.

O projecto foi iniciado em 2013, meramente destinado a elementos da Academia, e os resultados permitiram avançar para um curso financiado pelo IEFP (Instituto Emprego e Formação Profissional). 

Com a duração de três anos, regista-se que a adesão do mesmo permanece elevada, tanto pelas poucas desistências como pelo número de candidatos.

O Sporting CP formará técnicos de gestão desportiva, em vertentes extremamente práticas e com passagens por várias áreas do Clube em diversos estágios durante os três anos de curso.

41 jovens passaram agora para o terceiro e último ano de curso, sendo que mais 50 agora iniciam o seu percurso escolar, procurando a dupla certificação: a escolaridade obrigatória (12.º ano) e o curso técnico profissional, equivalente a uma certificação de nível 4.

Miguel Sampaio, director do curso e do Gabinete de Psico-Pedagógico, explicou a importância de o Sporting CP dar saída profissional a estes jovens e a capacidade de gerar interesse nos mesmos: "Estes jovens terão a possibilidade de aprender num dos melhores Clubes do Mundo, numa aprendizagem prática e vocacionada para a entrada no mercado de trabalho. Estima-se que entre 40 a 60% dos que frequentam estágios do IEFP desistam. No nosso caso, só desistiram seis ou sete. Uns dizem que vão fazer, nós colocamos em prática. Queremos ser o melhor curso de gestão desportiva em Portugal e já somos reconhecidos como uma entidade formadora. Poucos clubes se podem orgulhar disso".

Durante esse período, os formandos terão acompanhamento constante de um psicólogo educacional num percurso feito por módulos, passando por componentes mais gerais para estágios em modalidades individuais, colectivas e de aventura. O IEFP comparticipa com bolsa de profissionalização e subsídios de transporte, alimentação e alojamento.

Jaime Oliveira entra agora no III curso, sendo também atleta do Sporting CP na modalidade de kickboxing: "É bom. Concilio os estudos num ambiente desportivo com a prática desportiva em si. Temos uma oportunidade de trabalho durante o estágio e é uma excelente oportunidade. Deu para perceber que os professores entendem do que falam. Nota-se que há rigor e uma grande exigência. Não me importava de fazer kickboxing aqui, mas gostava de experimentar outros desportos", garante-nos antes de elogiar o companheiro André Santos e o homem que sempre "idolatrou" Fernando Fernandes.

Carlos Vieira, vice-presidente do Clube e também das escolas profissionais vincou a relevância do projecto para o Sporting CP, mas também para os jovens que escolhem a via profissional, ainda muito conotada com o baixo rendimento escolar no ensino regular: "Há muitos alunos que passam o nono ano e vêm directamente para aqui. Abrimos o leque não só aos maiores de 18, mas aos que acham já que o ensino profissional é uma mais-valia. É um orgulho termos iniciado este projecto há quatro anos, sendo este o segundo com financiamento do IEFP. Aqui ou corre bem, ou corre mal. Contudo, vocês sabem que cada módulo feito é uma pequena/grande vitória. O ensino profissional tende a crescer, prova disso é que 55% dos jovens no 10 ano já entraram pela via da dupla certificação. No ensino regular há muitas portas, mas poucas estão abertas. E as que estão, têm uma grande fila de espera. Aqui terão sempre um psicólogo para trabalhar convosco. É uma área em que percebemos ter competência e qualificação. Hoje somos louvados pela qualidade no trabalho desenvolvido e por termos mantido os alunos".