Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Selecção Moçambicana realiza experiência no Mundo Sporting

Por Jornal Sporting
07 Out, 2017

Este sábado o Museu Sporting recebeu a visita da Federação Moçambicana de Futebol com a selecção nacional na comitiva

A equipa sénior de futebol de Moçambique está em Portugal para disputar um encontro particular frente a Cabo Verde, na próxima terça-feira, e aproveitou a estadia no país para visitar o Museu e o Estádio do Clube, em Alvalade, este sábado. O pedido para esta manhã em solo leonino veio directamente da Federação Moçambicana.

“É óptimo termos a possibilidade de conhecer este imponente Estádio, até porque não são todos os dias que podemos mostrar a estes atletas como é o futebol português”, assumiu Filipe Johane, secretário-geral da Federação de Moçambique, que se mostrou encantado com o Estádio José Alvalade, juntamente com os jogadores e a equipa técnica.

O seleccionador nacional de Moçambique não é desconhecido dos leões. Abel Xavier foi formado no Sporting CP, onde esteve dos oito aos 17 anos, e vê esta experiência como um regresso ao passado para si e uma questão motivacional para os seus jogadores: “Gostava de agradecer ao Sporting CP e a toda a estrutura pela forma como abriram a sua casa para que pudéssemos estar aqui presentes. Acima de tudo, para os meus jogadores terem a realidade dos clubes grandes, porque eles também têm os seus próprios sonhos e isto serve como motivação”.

Igualmente moçambicano, Rui Moreira de Carvalho, presidente do Conselho Fiscal do Sporting CP, viu esta manhã da melhor forma possível para o Clube e para as relações com o país africano: “Hoje foi um privilégio poder receber estes moçambicanos, amigos. Para nós, isto é mais que o Sporting CP, é o desporto e a cidadania. É isto que nos move”, assumiu.

A visita foi realizada pelo vice-presidente dos leões, Carlos Vieira, que vê nesta experiência uma excelente fonte de ligação com Moçambique: “Esta actividade é um bocadinho lúdica, em team spirit. Foi muito bem lembrado da parte da federação moçambicana. Há uma grande história e uma grande relação entre o Clube e o país”.

André Geraldes, team manager da equipa sénior de futebol do Sporting CP, também acompanhou a visita e, de uma forma mais institucional, esclareceu algumas das motivações leoninas para estes programas. “Perceber como podemos ajudar este tipo de federações que, de alguma forma, são nossas irmãs, para se poderem desenvolver em toda a sua estrutura de futebol e também ao nível desportivo”, rematou.