Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Memorando de entendimento com a Costa do Marfim

Por Jornal Sporting
20 Out, 2017

Ministro do desporto esteve em Alvalade para uma reunião com Bruno de Carvalho, para além de uma visita ao Museu e ao Estádio

O ministro do Desporto e do lazer da Costa do Marfim, François Albert Amichia, liderou uma comitiva do seu país para uma reunião de trabalho e consequente assinatura de um memorando de entendimento para a cooperação na área da formação, não apenas no futebol mas em outras modalidades.

“O Presidente da República da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, realizou uma visita oficial a Portugal em meados de Setembro do ano passado. No seu regresso, deu instruções para que essa vontade de cooperação com o Governo português ganhasse forma. Eu, como ministro do Desporto e do Lazer, dentro da nossa política de profissionalização do desporto no nosso país, encontramos nos dirigentes do Sporting Clube de Portugal o parceiro para a formação das elites desportivas de amanhã. Hoje demos corpo a essa vontade com este memorando de entendimento com a finalidade de bebermos desse espírito, de formação integral do indivíduo. Não apenas no futebol mas também em outras disciplinas onde o Sporting CP se preza pela excelência como andebol, atletismo, basquetebol, para além daqueles em que estamos mais carenciados, como o ciclismo”.

Por seu lado, o Presidente do emblema de Alvalade, Bruno de Carvalho, congratulou-se igualmente com a formalização do acordo: “O Sporting CP tem uma missão, não só em Portugal como em todo o Mundo, até pelo que ficou claro nesta reunião de estarmos nos quatro cantos do planeta. Há décadas. É um prazer e uma honra podermos ajudar e contribuir para o desenvolvimento de vários países, através dos seus governos, em termos de cidadania, que é muito importante para nós, mas também ao nível do desporto de elite. Vamos continuar a expandir a nossa marca e, de braço dado, aumentar a família pois cada parceiro é mais um membro. Cada país que podemos ajudar é mais um parte daquilo que faz parte do universo Sporting”.

A reunião entre as partes foi antecedida por uma visita ao Museu e ao Estádio, espaços que deixaram o governante costa-marfinense surpreendido. “Estou impressionado. É a palavra que me surge de imediato. Quando vemos estas instalações, percebemos a ideia que esteve subjacente aos fundadores do Clube. Impressionado pela construção de um estádio multi-dimensional e pela criação de uma Academia que forma jogadores que compõem a quase totalidade da Selecção Nacional. Creio que para um país como a Costa do Marfim, que se vê como uma nação desportiva, esta é uma inspiração que o que pode vir”, rematou.