Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Ídolo e figura do século XX em moeda

Por Jornal Sporting
22 Nov, 2017

Carlos Lopes é o rosto da segunda moeda comemorativa de figuras do desporto

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda homenageou a grande figura do atletismo português e do Sporting, Carlos Lopes, com a emissão de uma moeda comemorativa da carreira do fundista, primeiro campeão olímpico luso (prova de maratona nos Jogos de 1984 em Los Angeles, EUA). Na apresentação de quarta-feira, em pleno pavilhão Carlos Lopes (Lisboa), o ilustrador André Carrilho explica no que se baseou para a obra: "Inspirei-me no que vi acontecer. Antes do Figo e do Cristiano Ronaldo ninguém conhecia o desporto português. O Carlos foi o primeiro. Retratei as pernas e o cabelo [esvoaçante] para transmitir a ideia de velocidade".

Fernando Mota, ex-líder da Federação de Atletismo de Portugal, valorizou a iniciativa: "É um acto cultural valorizar os símbolos em Portugal. Creio que o Carlos é a maior figura do desporto no século XX. Era de uma grande inteligência táctica". O homenageado lembrou a lesão de dois anos como o momento de maior dificuldade, o atropelamento antes da ida para os Jogos de 1984 como um desafio à perseverança, destacando a tranquilidade ganha por não ter ficado na aldeia olímpica, valendo-lhe o tal ouro de 84. Não deixou de agradecer aos pais pela educação, a Vildemoinhos, terra viseense de origem, ao professor Moniz Pereira, um "exemplar gestor de homens" e à esposa e restante família para a melhoria da alimentação: "Além de ser uma honra é um reconhecimento de muitos anos de amor ao desporto. Ficará na história e será perpetuado no tempo". O Conselho Directivo leonino esteve representado por Carlos Vieira, José Quintela, Rui Caeiro e Luís Gestas.  

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, fechou a intervenção, associando-se à homenagem ao conterrâneo de distrito: "Tenho vários motivos de orgulho. Tinha 10 anos. O meu pai não me deixou estar acordado, mas tenho irmãos mais velhos que viram. Estavam loucos com a medalha. O país vibrou como vibrou, numa cidade como aquela... O Carlos continua a ser um campeão. Partilha a sua história com milhares de alunos. É um ídolo do desporto e, através das moedas, surgirão várias histórias de partilha entre avós e netos".