Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Noite de gala na 54.ª edição dos Prémios Stromp

Por Jornal Sporting
13 Dez, 2017

Evento de fervor Sportinguista agraciou 43 personalidades, o maior número de sempre, antes de se anunciar novo líder no Grupo Stromp

Decorreu no Hotel Sheraton em Lisboa, durante a noite de terça-feira, a 54.ª edição da gala Prémios Stromp.

Antes do jantar, todos os agraciados (43) com a distinção, um número recorde, estiveram presentes na foto de família, entrando ao serviço o presidente do grupo Stromp, em despedida de funções, José Carlos Estorninho: "Meu caro Presidente, Órgãos Sociais, quero dar as boas-vindas, agradecer a presença que muito nos presitigia. Quero saudar os que vêm de longe para esta festa Sportinguista. Temos memória e saudade e quero prestar uma sentida homenagem a Armando Lacerda, falecido este ano, e um fiel Sportinguista que colaborou com a direcção clínica durante 20 anos. Numa época em que os valores estão a ser postos em causa, quero louvar a vontade, a dedicação, a persistência para a manutenção dos objectivos. Em mais de cinco décadas, o Grupo Strom actuou com total independência, procurando, mesmo na divergência, respeitar as instituições. Os prémios Stromp, ano após ano, distinguem a família Sportinguista. Comemoramos a 54.ª edição, já considerada como os Óscares do Sporting, fazendo parte da tradição do Clube. O maior número de laureados comprova o ecletismo do Sporting CP. Estamos certos de que o comportamento futuro continuará a respeitar o prvilégio de envergar a sua centenária camisola. Com coesão e bom senso, alicerçado na união de todos para um futuro mais glorioso. Só assim poderemos seguir os nossos fundadores. Posso dizer que tive um grande privilégio em liderar durante quatro anos".

Luís Maximiano venceu o prémio Academia, Bas Dost o melhor futebolista e Daniel Podence de revelação. Os dois últimos não estiveram presentes devido ao compromisso de quarta-feira ante o Vilaverdense. O mesmo sucedeu com Carlos Ruesga, Henrique Magalhães e Ângelo Girão no hóquei em patins, com competição marcada para os Campeonatos Nacionais. 

O desporto paralímpico foi dos mais aplaudidos, com várias subidas ao palco, sendo que Hugo Canela, melhor treinador da época, e a equipa de andebol masculino foram os mais saudados. De registar também o minuto de silêncio por Armando Lacerda e o estrondoso aplauso para o prémio Saudade, à falecida Maria de Lourdes Borges Castro.

Tito Arantes Fontes foi anunciado como o próximo presidente do Grupo Stromp, recebendo o bastão da sucessão, e prestou algumas palavras no final da noite: "Aprendi o que em boa hora chamam agora de Feito de Sporting. Temos milhares de anos de Sócios connosco, tant nas horas boas como nas horas más. Deixo uma palavra aos atletas, treinadores que, com sangue, suor e lágrimas chegaram aos momentos de glória. Este grupo Stromp também é Sporting. Desde que tenho consciência, já vi e fiz testes que provaram que o sangue é verde. Era quando o meu avô recebeu o prémio em 1982. Estamos cá para nos aproximarmos em todos os momentos, para tratar da unidade do Clube. Vamos lutar em conjunto".

A meio da cerimónia, Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting CP, discursou, palavras que serão expostas na notícia seguinte.

Confira a lista de 43 premiados, distribuídos por 14 categorias:

Academia: Luís Maximiano (Futebol)

Revelação: Daniel Podence (Futebol)

Futebolista: Bas Dost (Futebol)

Europeu: Equipa de andebol seniores masculinos

Equipa de futsal seniores masculinos

Equipa de corta-mato seniores masculinos

Equipa de judo seniores masculinos

Equipa de goalball (Desporto Paralímpico)

Patrícia Mamona (Atletismo)

Francisca Laia (Canoagem Sub-23)

 João Soldado (Ténis de Mesa Paralímpico)

João Vaz (Natação Paralímpica)

Joana Ramos (Judo)

Maria Siderot (Judo sub-23)

Samuel Santos (Bilhar Pool)

Tiago Freitas, João Pedro Maio e Gustavo Pato (Hóquei em patins sub-17)

João Pedro Monteiro e Diogo Carvalho (Ténis de Mesa)

Vasco Pascoal (Padel)

Filipa Mendonça (Padel)

Mundial: André Santos (Kickboxing)

Nelson Évora (Atletismo)

Inês Martins (Ginástica)

Luís Gonçalves (Atletismo Paralímpico)

Carolina Duarte (Atletismo Paralímpico)

Érica Gomes (Atletismo Paralímpico)

Gonçalo Nunes e Tomás Pereira (Hóquei em Patins sub-20)

Ângelo Girão e Henrique Magalhães (Hóquei em Patins)

Luís Costa (Ciclismo Paralímpico)

Coordenador: José Manuel Almeida (Futsal)

Dedicação: FOOTescola de Rio Maior

Especial Pavilhão: Horácio Preto

Dirigente: Rui Caeiro (Vogal Conselho Directivo)

Técnico: Hugo Canela (Andebol)

O Atleta do Ano: Carlos Ruesga (Andebol)

A Atleta do Ano: Ana Borges (Futebol Feminino)

Carreira: João Benedito (Futsal)

Saudade: Maria de Lourdes Borges Castro