Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Regresso à China 40 anos depois

Por Sporting CP
14 Abr, 2018

Delegação leonina liderada pelo vice-presidente Carlos Vieira visitou e preparou nova viagem de 21 a 30 de Maio

O Sporting Clube de Portugal regressou à República Popular da China depois de, em 1978, ter sido o primeiro clube português a visitar o país. O vice-presidente Carlos Vieira foi recebido pelo Ministro da Administração Geral dos Desportos da China, Gou Zhong Wen, e pelo embaixador de Portugal na China, José Augusto Duarte, tendo tido a oportunidade de oferecer todo o conhecimento e experiência dos mais de 100 anos de história e 55 modalidades do Clube. A visita de sete dias serviu, ainda, para preparar a deslocação de uma equipa do futebol do Sporting CP à China, de 20 a 31 de Maio, que irá disputar 4 jogos amigáveis com equipas locais.

De facto, o emblema de Alvalade celebra este ano o 40.º aniversário da deslocação da sua equipa de futebol à China. Foi, na altura, a primeira comitiva europeia a fazê-lo e essa viagem traduziu-se num êxito total, não só a nível desportivo como social e diplomático. Tratou-se de uma visita histórica que marcou, pelo seu simbolismo e consequências práticas — nomeadamente o posterior estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, no ano seguinte —, as relações de amizade entre os dois povos.

Por forma a prestigiar tão relevante efeméride para os dois povos e particularmente para a familia Sportinguista, foi organizado um vasto programa comemorativo, o qual já decorre em Portugal e na China, com o objectivo de manter essa memória viva nas gerações mais jovens. O Sporting CP decidiu e logo produziu uma exposição ilustrativa dos dias passados em várias províncias da República Popular da China, em 1978, a qual pode agora ser visitada no estádio José Alvalade. No mês de Maio, parte do espólio será transportado para a China, onde ficará exposto nas cidades onde a equipa de futebol irá realizar os referidos jogos particulares com formações chinesas, homenageando dessa forma o pioneirismo dos primeiros passos dados há 40 anos, por aquela formação onde brilhavam Inácio e Manuel Fernandes.

Durante esta visita preparatória foram definidos quatro adversários que o Sporting CP defrontará entre os dias 21 e 30 de Maio. São eles uma selecção de Macau, uma formação do SIPG FC de Shanghai, a equipa principal do Jingying Group e o Beijing Guoan Sinobo FC. Foram ainda estabelecidas diversas parcerias de colaboração com stakeholders de elevado interesse para o Clube, nomeadamente no âmbito da expansão das academias de futebol e futsal do Sporting CP, de andebol e outras relacionadas com o desenvolvimento da notoriedade da marca Sporting CP. Carlos Vieira reuniu com o Presidente do Sporting de Macau e visitou também diversos clubes da primeira divisão chinesa, a Super Liga Chinesa, a Associação de Futebol da China, diversos órgãos da media local, a Administração-Geral do Desporto na China, escolas de desporto privadas e públicas, a Associação de Futebol de Macau, a Embaixada de Portugal em Pequim, a delegação do AICEP em Shanghai, o Consulado Geral de Portugal em Macau, entre outros.

O Sporting CP não poderia deixar de agradecer o empenho inexcedível de todas as entidades oficiais sem as quais não teria sido possível atingir o sucesso alcançado, nomeadamente as representações diplomáticas dos dois países e a representação do AICEP na China.

O vice-presidente Carlos Vieira contou nesta deslocação com a colaboração do consultor externo especialista no mercado chinês, Bernardo Mendia, que preparou e geriu no terreno toda a deslocação e gestão de contactos.

Calendário do “Sporting CP China Tour 2018”:

  • 20 de Maio: Saída de Portugal;
  • 21 de Maio: Chegada a Hong Kong/Macau. Inauguração da Exposição no Consulado-Geral de Portugal em Macau;
  • 23 de Maio: Jogo c/ Selecção de Macau; 
  • 24 de Maio: Voo Macau-Shanghai; Inauguração da Exposição no estádio do Shanghai SIPG;
  • 26 de Maio: Jogo c/ Shanghai SIPG FC; 
  • 27 de Maio: Voo Shanghai-Beijing; Inauguração da Exposição no Estádio do Beijing Guoan;
  • 28 de Maio: Jogo c/ Jyinging Group na Provincia de Hebei;
  • 29 de Maio: Jogo c/ Beijing Sinobo Guoan FC;
  • 30 de Maio: Saída de Beijing;
  • 31 de Maio: Chegada a Portugal.