Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A esperança que se tornou eterna

Por Jornal Sporting
18 Jul, 2018

Celembram-se os 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal, emblema aliás único do qual foi associado. O seu legado perdurará para sempre, pelo exemplo de ser humano que deixou

Faz hoje 100 anos que na localidade de Mvevo, junto à costa do Índico, entre Port Elizabeth e Durban, nasceu uma das maiores referências da humanidade. Nelson Mandela, que passou quase um terço da sua vida na prisão, mostrou ao Mundo como a perseverança e a crença nos seus ideais pode mudar o rumo da história, por mais desesperantes, difíceis e sérias possam ser as circunstâncias em que nos encontramos. Haverá sempre uma réstia de esperança, mesmo quando tudo parece perdido, tendo sido  precisamente essa a mensagem, entre muitas outras, que Mandela deixou como legado. Uma eterna esperança.

Em 1997, na primeira viagem de um Presidente do Sporting Clube de Portugal, à data José Roquette, à África do Sul, para visitar o Núcleo local (agora há mais do que um), aconteceu o inesperado à comitiva leonina: foi recebida pelo então já Prémio Nobel da Paz e presidente do país, com ligações históricas e poéticas com Portugal. Afinal, fomos nós que transformámos o Cabo das Tormentas em Boa Esperança, palavra que ficaria também associada a Nelson Mandela.

(Este é um excerto de uma reportagem que pode ler amanhã na íntegra na edição n.º 3684 do Jornal Sporting)