Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

20.º aniversário da Academia Cristiano Ronaldo

Por Sporting CP
21 Jun, 2022

​Evento comemorativo contou com a presença de vários convidados

O Sporting Clube de Portugal assinalou o 20.º aniversário da Academia Cristiano Ronaldo, esta terça-feira, com um evento comemorativo em Alcochete que contou com a presença de vários ilustres convidados, entre os quais antigos e actuais jogadores, treinadores e ainda dirigentes.

A manhã arrancou com o discurso do presidente do Conselho Directivo, Frederico Varandas, que anunciou o plano de expansão da casa do futebol. Logo depois, o presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, tomou a palavra para destacar o papel de Aurélio Pereira, o ‘Senhor Formação’, e dos dois jogadores saídos da formação verde e branca que venceram Bolas de Ouro: Cristiano Ronaldo e Luís Figo. O último a dirigir-se aos presentes foi o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que sublinhou o papel crucial da Academia no panorama nacional.

A cerimónia prosseguiu depois com duas mesas redondas. A primeira, com o tema “Verdes Anos”, teve a participação de Aurélio Pereira, José Manuel Torcato, Paulo Bento (por videoconferência) e José Couceiro, que discutiram as motivações e o início do projecto da Academia, a importância de formar cidadãos e as diferentes etapas do processo de formação.

“A Academia está imparável e tem hoje umas infra-estruturas impressionantes, foi um investimento fantástico. 20 anos passaram a correr, é um orgulho enorme poder usufruir de todas estas instalações, sempre com o objectivo de ganhar. Uma formação vencedora e de vencedores, queremos ter os dois”, frisou depois Aurélio Pereira aos jornalistas presentes na Academia.

Já a segunda mesa-redonda - “Pensar mais à frente” -, contou com as intervenções de Tomaz Morais, Carlos Fernandes e Dário Essugo, que abordaram o Modelo Centrado no Jogador, a transição do Pólo EUL para a Academia, a estratégia para a formação e a gestão de expectativas.

“É uma alegria imensa comemorar os 20 anos desta grande escola formativa que é a Academia do Sporting CP com esta equipa extraordinária de colaboradores e jogadores. É muito bom ver todos aqueles que colaboraram com a formação do Sporting CP ao longo da história continuarem a transmitir os seus testemunhos e a sua sabedoria. É um legado imenso que fica”, considerou Tomaz Morais, director do futebol de formação do emblema de Alvalade.

A fechar, o director-geral da Academia, Paulo Gomes, conduziu os jornalistas presentes numa visita guiada que teve como objectivo dar a conhecer as melhorias levadas a cabo no quartel-general do futebol nos últimos anos, e também explicar os planos de expansão da Academia.