Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Dia de festa, mas também de fazer mais pelo ambiente

Por Sporting CP
01 Jul, 2022

Sporting CP com acção de limpeza junto ao Estuário do Tejo na terceira edição do Dia do Voluntário

O Sporting Clube de Portugal festejou, nesta sexta-feira, os 116 anos de vida com a terceira edição do Dia do Voluntário, que teve lugar no Estuário do Tejo, no concelho de Alcochete, onde o Sporting CP tem a Academia Cristiano Ronaldo.

Depois de duas edições focadas na causa social, desta vez a causa foi ecológica e ambiental, reunindo cerca de 60 voluntários que durante a manhã tiveram em mãos a missão de limpar a zona junto à linha de água e ainda a zona de terra circundante ao Sítio das Hortas.

André Bernardo e Francisco Salgado Zenha, do Conselho Directivo Leonino, lideraram esta acção que contou também com o contributo de João de Macedo, embaixador do The Green Quest e surfista do Sporting CP, e um grupo de crianças do Projecto Ajuda2020, da responsabilidade da Fundação Sporting, entre as dezenas de colaboradores das diferentes áreas do Clube.

“O Dia do Voluntário é sempre especial porque, além de nos proporcionar estarmos juntos, dá-nos a possibilidade de, enquanto Sporting CP, contribuirmos com a força da nossa marca e alertarmos para este tipo de causas. E hoje foi um dia ainda mais especial porque conseguimos ter o Dia do Voluntário no dia do nosso aniversário e festejar aqui 116 anos com uma causa que é importante para todos e que também é uma causa verde”, começou por dizer André Bernardo aos meios de comunicação do Clube, reforçando: “Sendo uma causa verde, tem de ser liderada pelo Sporting CP. É um caminho que nós estamos a seguir em várias vertentes. Hoje fizemos o Dia do Voluntário aqui e ontem estivemos na Conferência dos Oceanos e associámo-nos ao programa ‘Sol, transição energética’ com a Câmara Municipal de Lisboa e a Beta-i. Já tínhamos anunciado, e no próximo documento de Visão Estratégica isso ficará ainda mais claro, que esta é uma missão de todos e que o Sporting CP se propôs a liderá-la dentro do desporto”.

João de Macedo deixou o mar por umas horas e ajudou em terra a uma causa que lhe diz muito e que o preocupa, não só como surfista profissional, mas também como embaixador da The Green Quest, mostrando-se satisfeito por poder contribuir e pelo contributo do Sporting CP: “É sempre importante quando organizações como o Sporting CP se envolvem nestas questões de sustentabilidade. Além disso, foi uma forma de as pessoas se divertirem ao mesmo tempo que fizeram algo pelo ambiente”.

O Dia do Voluntário do Sporting CP foi mais uma vez organizado em parceria com a GroWithU, que teve como trabalho inicial procurar um local em Alcochete para a realização desta iniciativa, por ser uma terra “especial” para o Clube, e contou com a ajuda da Quercus.

“Foi o segundo ano consecutivo que trabalhámos com o Sporting CP. No ano passado foi a gerar impacto social junto de uma instituição que apoia crianças e jovens e este ano associámo-nos a uma questão mais ambiental. Tivemos aqui um grupo muito engraçado e muito heterogéneo, composto também por crianças, que se preocupou em apanhar muito lixo e ainda apanhou chorão, que é uma espécie invasora”, contou Mariana Amaral, fundadora e responsável da GroWithU.

Mauro Hilário, biólogo e membro da Quercus, que alertou os participantes para as questões ambientais e para a importância da reciclagem, que se conseguiu fazer também nesta acção, mostrou-se satisfeito com o contributo verde e branco. “As pessoas estavam motivadas e isso é sempre das coisas mais importantes” disse, revelando: “Apanhámos muitas cordas de pesca, muitos plásticos, baldes e restos de material de pescadores na zona da linha de água e em terra muito lixo que voa dos caixotes. Aquilo que encontrámos aqui foi tanto poluição feita directamente pelo homem, e falta de civismo, como poluição feita pelos elementos como o vento e as marés, que vão pegando em lixo que caiu e o vão transportando”.

Assim, com a realização desta acção o Sporting CP, conseguiu deixar este espaço muito melhor do que aquilo que o encontrou, recolhendo vários quilogramas de lixo e retirando plantas invasoras e prejudiciais para as espécies que se encontram no Estuário do Tejo, e isso foi igualmente do agrado dos colaboradores, hoje voluntários, que no dia-a-dia no Clube também se preocupam com essa causa.

“É fundamental o Clube associar-se a este tipo de iniciativas e nós associamo-nos muitas vezes, não só em termos ambientais, como sociais, e, nos dias de hoje, é cada vez mais importante que as organizações como o Sporting CP dêem voz a estas causas e a uma questão tão importante como o ambiente”, referiu Joana Maia, com Martinho Coutinho a concordar, dizendo: “A sustentabilidade e a importância da sustentabilidade é algo que tem de viver connosco agora, não é uma coisa que devamos olhar no futuro, e esta foi a melhor maneira de começarmos a perceber isso mesmo. Com esta actividade percebemos que um sítio que é protegido, que é tão bonito e fundamental para o nosso ecossistema, está cheio de plásticos e resíduos. É chocante perceber que mesmo áreas protegidas como esta estão num estado tao degradante. Por isso, temos mesmo de nos associar. Não chegam as associações, nós todos temos de ser voluntários neste tipo de actividades”.