Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Carlos Silva condecorado com medalha de mérito desportivo

Por Sporting CP
13 Jan, 2023

​Frederico Varandas esteve na cerimónia realizada na Câmara Municipal de Lisboa

Carlos Silva, antigo guarda-redes de andebol do Sporting Clube de Portugal e da selecção nacional, foi esta sexta-feira condecorado pela Câmara Municipal de Lisboa com a medalha de mérito municipal desportivo.
 
Esta homenagem a uma figura ímpar do desporto nacional decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de várias figuras do emblema de Alvalade, como o presidente Frederico Varandas, o vogal do Conselho Directivo Miguel Afonso e ainda o director do andebol verde e branco, Carlos Carneiro.
 
“Receber esta medalha é uma honra para um homem de 71 anos que fez a carreira desportiva durante 25 anos em clubes de Lisboa, nasceu em Lisboa e envelheceu em Lisboa. Creio que agora já recebi todos os prémios e hoje encerro aqui tudo o que é possível receber. Esta atribuição só é possível porque pratiquei um desporto colectivo em que a palavra “eu” não existe, mas sim o “nós””, começou por afirmar Carlos Silva em declarações prestadas aos jornalistas presentes.
 
“Tive o privilégio de ser capitão do Sporting CP muitos anos e de estar na selecção nacional 17 ou 18 anos, sendo capitão durante oito ou nove. Divido isto com os meus colegas e técnicos que acreditaram em mim, além dos dirigentes, corpos médicos e roupeiros. Todos são importantes”.
 
Já Frederico Varandas, realçou a honra de ver um ex-jogador Leonino receber esta homenagem.
 
“Fico sempre muito feliz quando é reconhecido em vida o valor às pessoas que o merecem. (…) Enquanto presidente do Sporting CP, tenho de dizer que a história do nosso Clube é feita de heróis, que serão sempre os atletas, os treinadores e as pessoas que fazem com que consigamos passar a paixão pelo Sporting CP de geração em geração. Os presidentes e dirigentes têm a missão de criar heróis para os adeptos e Sócios, pois são eles que interessam dentro dos clubes”.
 
“O Carlos Silva não é apenas um atleta, é um dos poucos Leões que estiveram 20 anos ao serviço do andebol, tendo dado oito títulos nacionais e sete Taças de Portugal ao Sporting CP. Ou seja, o Museu Sporting deve muito a todos os Carlos Silvas e hoje tenho de agradecer-lhe por tudo o que fez pelo nosso Sporting CP. Lisboa é a sua cidade, mas o Sporting CP será sempre a sua casa”.
 
Por sua vez, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, considerou que a atribuição desta medalha “é de uma justiça total”.
 
“Carlos Silva é talvez o melhor guarda-redes de andebol da história do nosso país e o nosso objectivo era honrá-lo. O presidente do Sporting CP dizia e bem que os clubes de futebol criam os heróis, e os presidentes de Câmara devem honrá-los. Estamos a honrar uma carreira muito longa e sem falhas de um homem que foi um exemplo. A minha missão é honrar estes exemplos de trabalho e dedicação no desporto. Esta medalha é atribuída a muito poucos, apenas a pessoas que tiveram um papel muito importante na cidade. É atribuída pelo presidente da Câmara, mas é uma medalha que todos os lisboetas atribuem a Carlos Silva por tudo o que fez pela cidade”.