Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Golos bonitos no regresso às vitórias

Por Jornal Sporting
09 Out, 2016

A equipa feminina orientada por Nuno Cristóvão venceu por 3-1 a formação de A-dos-Francos na Academia Sporting

A postura decidida adoptada pela equipa de futebol feminino no início da 4.ª jornada da Liga Allianz mostrou toda a vontade das jogadoras em deixar para trás o empate do último encontro frente ao Clube de Albergaria. Mais do que isso: facilitou a busca pela vitória. 

O Sporting CP entrou a querer mandar no jogo, com a dupla Pinto, no meio-campo, e Solange Carvalhas, colada ao corredor direito, a coordenarem o ritmo da partida. As primeiras, a pressionarem sempre as opositoras, fechando espaços na zona central, e a número 20 leonina a espalhar magia pelo Estádio Aurélio Pereira cada vez que tocava na bola. 
 
Observaram-se duas ideias de jogo antagónicas. As visitantes procuraram sistematicamente o futebol directo, através das transições rápidas, enquanto as leoas privilegiaram a excelente circulação de bola nos ataques organizados. Quem soube desenlaçar esta situação foi Joana Marchão (17'). A lateral, que já nos tempos do Ouriense era comparada a Cristiano Ronaldo, deu uns passos atrás, fixou a baliza contrária e transformou de forma exímia um livre directo descaído para o lado direito. Começaram os festejos e também o festival de golos bonitos na Academia Sporting.
 
Empolgado com o golo, o conjunto verde e branco intensificou as acções ofensivas, enquanto Ana Capeta e Solange Carvalhas causavam o desnorte na defesa contrária. A facilidade de entendimento entre as duas jogadoras é assinável. No entanto, viria a ser Tatiana Pinto a assistir Solange para o 2-0, que foi sinónimo de mais uma brilhante execução leonina. Mesmo com um ângulo apertado, conseguiu picar a bola por cima de Mariana Ferreira e aumentar a vantagem do Sporting CP. 
 
O intervalo adormeceu um pouco as leoas e teve o efeito contrário no adversário. Exibindo outro fulgor, enquanto iam ganhando mais duelos a meio-campo, a formação de A-dos-Francos impôs uma dinâmica superior nos minutos iniciais. Esse factor valeu-lhes o golo aos 53 minutos. Incrível, o remate do meio da rua de Luciana Garcia. Patrícia Morais ainda tentou chegar à bola, mas acabou por ajudá-la a entrar dentro da baliza, através de um ressalto nas suas costas. 
 
Nuno Cristóvão não estava feliz, muito menos queria que os fantasmas de Albergaria aparecessem. O 2-1 despertou o Sporting CP e Bárbara Reis, central das visitantes, abanou a partida. A jogadora empurrou Ana Capeta quando esta se preparava para rematar, na cara da guardiã contrária, e viu o vermelho directo, provocando dois problemas num único lance, pois a falta foi feita dentro da área. Chamada à marcação, Solange Carvalhas não facilitou (64').
 
Até final, importante referir a entrada de Ana Rita Viegas, capaz de oferecer maior velocidade aos processos atacantes e de Joana Silva, a guardiã que entrou para o lugar de Mariana Ferreira. A falta cometida sobre Diana Silva, que resultou na sua expulsão e consequente grande penalidade, acabou por manchar as excelentes intervenções que tinha vindo a fazer até então. Curiosamente, sem mais soluções para a posição, Sofia Silva calçou as luvas e conseguiu impedir o hat-trick de Solange, aparecendo ainda na recarga para travar nova investida de Diana.
 
Com esta vitória, o Sporting CP subiu ao segundo posto da classificação, contabilizando 10 pontos em quatro jogos, menos dois do que o Braga, líder da tabela e próximo adversário das leoas. O duelo de gigantes ficará adiado para o dia 30 deste mês devido à pausa da selecção nacional.