Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

"O vídeo-árbitro é o futuro do futebol"

Por Jornal Sporting
23 Mar, 2017

David Elleray, diretor técnico do International Board, realçou a importância da introdução das novas tecnologias no futebol mundial

A introdução das novas tecnologias, de que é exemplo o vídeo-árbitro, no futebol mundial é há muito tempo defendida pelo Sporting CP. Esta quarta-feira, no segundo dia do Football Talks este foi um assunto em destaque, com David Elleray, antigo árbitro internacional e atual diretor técnico do International Board, a realçar o papel que as tecnologias vão ter, tendo demonstrado alguns exemplos de más decisões que foram tomadas e que garante que com o auxilio das tecnologias não teriam acontecido. "O importante é termos a mínima interferência com o máximo benefício. É o futuro do futebol. Esta será a mudança mais significativa de sempre neste desporto. Queremos eliminar os erros dos árbitros e ajudar o futebol. Não vai acabar com as reclamações. Não vai resolver todos os problemas, mas as coisas vão ser mais justas", começou por dizer, após o seu discurso, tendo depois abordado a possibilidade de Portugal ter o vídeo-árbitro brevemente.
 
"Portugal tem uma das principais ligas do mundo e quanto mais países fizerem parte desta experiência, maiores vão ser as chances de a tecnologia resultar. Ficamos muito felizes por Portugal ter vontade de participar nos testes. Já recebemos feedbacks positivos de pessoas ligadas ao futebol no país. A Federação Portuguesa e a Liga assinaram um contrato connosco para fazerem parte dos testes . Acredito que vamos ter testes este ano em Portugal para ver como corre", assinalou.
 
Também o presidente da Liga de clubes, Pedro Proença não deixou passar a ocasião sem destacar que as tecnologias são absolutamente essenciais para que haja um futebol mais justo. Vou falar como presidente da liga portuguesa e não como antigo árbitro. Isso é algo que mais cedo ou mais tarde vai ter que acontecer. Neste momento temos um problema, as ajudas que os árbitros têm não são suficientes. Eles precisam de mais apoio e a introdução dessas tecnologias vai fazer com que tenhamos um futebol melhor e verdadeiro. Temos que continuar a ter os árbitros de baliza e a isso juntar o vídeo-árbitro. A competição precisa disso, é essencial", realçou.
 
Uma opinião partilhada pelo director do gabinete de apoio do Clube, André Geraldes, que recordou ainda que este é um tema ao qual os leões têm dado grande relevância e em que têm tido um papel de grande preocupação. "Alguns dos assuntos que foram abordados aqui vão de encontro à forma como o Sporting CP olha para o futuro. Temas como as novas tecnologias na arbitragem são defendidos por nós há muito tempo. Aliás, já todos perceberam que o nosso Clube foi um dos grandes impulsionadores para trazer para cima da mesa esse assunto. É interessante saber que organismos como a UEFA e a FIFA também defendem isso mesmo e que já estão a pôr em marcha muitas das medidas que o Presidente Bruno de Carvalho apresentou. Mas não é apenas só isso que interessa. Também é muito importante perceber como o marketing e a comunicação podem fazer toda a diferença no futebol actual", concluiu.